PUB

Sporting Clube Olhanense faz 108 anos de existência

Este ano o aniversário do clube centenário terá as suas celebrações mais comedidas, mas já no passado dia 27 de Abril, manteve-se a cerimónia do hastear da bandeira no José Arcanjo, pelas 10h30, este ano pela mão do secretário-geral Luís Teixeira.

Isidoro Sousa, presidente da direcção, e Filipe Ramires, presidente da Assembleia Geral discursaram para uma pequena plateia e entre as 11h00 e as 13h00, o grupo de adeptos ingleses do Sporting Clube Olhanense voltou a fazer uma colecta solidária, cujo destino será a Junta de Freguesia de Olhão (que depois fará a distribuição pelas diversas instituições).

No entanto, foram muitos os que não quiseram deixar de dar os parabéns ao Olhanense, coisa que o clube brindou ao agregar muitas destas mensagens que chegaram ao Estádio José Arcanjo

Num primeiro lote de mensagens em vídeo para felicitar os 108 anos do Olhanense, os adeptos rubro-negros puderam ver e ouvir as figuras mais institucionais como Isidoro Sousa (presidente da direcção), António Miguel Pina (presidente da Câmara Municipal de Olhão), António Cabrita (presidente da Assembleia Municipal de Olhão), João Evaristo (presidente da Junta de Freguesia de Olhão), Luís Teixeira (secretário geral do clube), Ricardo Veia Calé e Mário Proença (vice-presidentes do clube).

As surpresas foram os técnicos das últimas subidas, Jorge Costa e Paulo Sérgio, os ex-atletas Djalmir e Maurício, o actual capitão de equipa Leleco e o actual treinador principal Filipe Moreira, um dos rostos mais conhecidos adeptos ingleses, Chris Wright, e ainda um dos mais mediáticos “torcedores” rubro-negros, o DJ Pete Tha Zouk.

Na segunda parte de mensagens de parabéns ao Olhanense podemos ver e ouvir os atletas da formação Marta Gago, Barradas e Vicente Moraes e o respectivo vice-presidente Edgar Candeias, João Virtuoso da secção de BTT, do actual plantel o sub-capitão Tiago Jogo e o internacional maltês Zach Muscat, e ainda o incansável Francisco “Xavi” Pinheiro, motorista do autocarro e colaborador em várias outras áreas.

Há oportunidade ainda para revermos ex-atletas como Wilson Eduardo, Jorge Vidigal, Materazzi, Ricardo Ribeiro ou o brasileiro César (que passou pelo José Arcanjo no final da década de oitenta do século passado), e o jornalista Rui Viegas, de origem algarvia, da “Rádio Renascença” e da “Eleven Sports” (e que também deu voz ao genérico do “Olhanense Podcast”).

Na terceira parte das mensagens de parabéns pelo aniversário do clube podemos ver os testemunhos dos ex-atletas brasileiros Ademir Vieira, Guaraci (que vestiram a nossa camisola no escalão principal na década de setenta), José Maria (jogou quatro anos no início do século) e Cauê (já neste século, na temporada do nosso centenário).

Espaço ainda para Vasco Faísca (foi o nosso treinador na primeira metade da presente época), Bruno Saraiva (futebolista na década de noventa e mais recentemente também técnico da equipa principal em três temporadas distintas), Paulo Renato (jogou desde o final da década de oitenta até 2004, sendo capitão vários anos), Afonso Silva (jogou nos anos noventa e mais recentemente técnico nas camadas jovens) e Américo Branco (director desportivo na recente passagem pela 2.ª Liga).

Destaque ainda para os atletas da formação Afonso Calé Marques, Bernardo Flora e Gabriel Guerreiro e o cantor Luís Guilherme, também ele adepto da nossa equipa.

No dia 30 de Abril foi publicado o vídeo com mensagem do director técnico da formação, Edgar Agostinho, e os jovens futebolistas António Retré e Simão Moraes. No que se refere a ex-jogadores, além do brasileiro Jander (que este ano disputou a Liga dos Campeões pelo Estrela Vermelha) temos os emocionantes depoimentos de dois laterais direitos míticos, Paulo Bila e João Gonçalves (que esteve na histórica subida de 2009).

No que se refere à actual equipa sénior, falaram o presidente da SAD Luís Torres e os jogadores Rodrigo Moura e Leonardo Lelo (recente internacional português de sub20). Também Pedro Caeiro, que jogou cinco anos nas camadas jovens e uma época na equipa principal (2017/18).

Espaço ainda para o ex-basquetebolista Daniel Marques e um outro homem ligado à modalidade da bola ao cesto (foi praticante, técnico, dirigente e formador), Humberto Gomes, hoje Embaixador para a Ética no Desporto.

olhanensenet.net

 

Comentários
PUB

Veja também

A nova equipa de BTT do SCO no 4.º episódio do Olhanense Podcast

Já está disponível o quarto episódio da “Tertúlia Comunicando Desportivamente” no YouTube e, a partir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB