Ilhas

As  ilhas-barreiras da Ria Formosa oferecem excelentes condições para  diversas actividades, das quais se podem salientar as turístico-balneares.

Desde os anos 60 que essas actividades vêm sendo exercidas com grande intensidade, coma construção de infra-estruturas e cargas superiores ao limite de capacidade em algumas ilhas, sendo mais notável na chamada «Praia de Faro», na Península do Ancão.

A Ria Formosa apresenta um carácter extremamente dinâmico, tanto na evolução das ilhas como das barras. A ocorrência de temporais e a elevação do nível médio do mar são os principais factores que conduzem a uma elevada susceptibilidade a galgamentos oceânicos, neste sistema.

Há quem considere ser urgente uma intervenção nestas ilhas, correndo-se o risco do se perderem de forma irreversível.

  • Armona
  • Barreta
  • Culatra
  • Farol
  • Culatra

A Ilha da Armona, com 8,7 km de comprimento, é uma língua de areia que se estende de Olhão à Fuzeta. É em frente a estas localidades que ficam os cais de desembarque da ilha. A distância entre os cais cria a sensação de existirem duas ilhas e não apenas uma. Na ilha reina a paz pois não existe trânsito e as casas situam-se entre canais de água, pinhal e dunas. Algumas destas casas são alugadas durante o Verão e a ilha possui também um parque de campismo.

As águas, límpidas e cálidas, são ideais para a prática dos desportos náuticos mais aliciantes: windsurf, vela, canoagem, motonáutica e mergulho. É também possivel praticar pesca.

A ilha possui vários restaurantes onde o peixe é sempre o prato principal. Para chegar a esta ilha existem carreiras de barcos, mais intensas no Verão, a partir de Olhão e da Fuzeta.

 

Publicações – Armona

Ilha da Barreta, também conhecida por Ilha Deserta situa-se na Ria Formosa, e é o ponto mais a sul de Portugal continental. A ilha está desabitada e é essencialmente uma reserva natural, além de possuir uma praia.

Pode ser acedida de barco, existindo uma carreira comercial a partir de Faro.

É nesta ilha que se encontra o ponto mais meridional de Portugal Continental, O Cabo de Santa Maria.

 

Publicações – Barreta

Ilha da Culatra é uma ilha portuguesa situada na Ria Formosa, no Algarve, em frente a Olhão, embora pertença administrativamente ao município de Faro. Faz parte do conjunto de ilhas barreira que delimitam a Ria Formosa. Tem três núcleos populacionais: Culatra, maioritariamente habitado por pescadores mas também por alguns turistas no Verão; Hangares; e Farol, ocupada principalmente no Verão por turistas. A ilha tem uma costa de alguns quilómetros de praia, sendo a área da Culatra mais frequentada.

Em 1918, por ocasião da 1ª Guerra Mundial começou a ser construído na ilha um Centro de Aviação Naval vocacionado para a luta anti-submarina. Apesar de parcialmente construído e utilizado, com o fim da guerra o centro nunca foi oficialmente activado, sendo as suas instalações utilizadas como infra-estuturas de apoio a um campo de tiro da marinha ali instalado.

 

Publicações – Culatra

No núcleo do Farol encontra-se o Farol do Cabo de Santa Maria, cuja construção remonta a 1851. Implantado a 2500 metros a ENE do Cabo de Santa Maria, o Farol mais a Sul de Portugal tem 47 m de altura e tem um alcance luminoso de 25 milhas náuticas. No Verão à comunidade piscatória residente na Ilha da Culatra, juntam-se os veraneantes que procuram as suas praias de areias finas, águas límpidas e de temperatura agradável.

Publicações – Farol

A Ilha dos Hangares pertence ao concelho de Faro, mas e através de Olhão que o acesso a ilha se faz de forma mais privilegiada, estando integrado no Parque Natural da Ria Formosa, esta faz parte das ilhas que delimitam a Ria e a protegem do Oceano Atlântico. Em 1918 por ocasião da 1ª Grande Guerra Mundial começou a ser construído na ilha um Centro de Aviação Naval vocacionado para a luta anti-submarina. Apesar de parcialmente construído e utilizado, com o fim da Guerra o Centro nunca foi oficialmente activado, sendo as suas instalações utilizadas mais tarde como infra-estruturas de apoio a um campo de tiro da marinha ali instalado.

Publicações – Hangares

Zona de Embarque para os Hangares

 

 

Comentários
PUB

Veja também

“A Fada dos Dentes” no Auditório Municipal de Olhão

“A Fada dos Dentes” abre programação infantil no AMO em 2020 O primeiro espectáculo infantil …

PUB