Pescadores pedem ao Governo para adiar pesca da sardinha para Maio

O presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco (ANOP Cerco) disse que propôs ao Governo o prolongamento até 1 de Maio da interdição da pesca da sardinha.

A proposta é de “começar a pesca da sardinha em Maio, de forma a concentrar as melhores possibilidades de pesca nos meses de Verão e subsequentes ao Verão, altura em que a sardinha tem mais qualidade, melhor preço e maior apetência no mercado” afirmou Humberto Jorge à agência Lusa.

O dirigente explicou que “nos meses de Março e Abril, o teor de gordura ainda não é o melhor, portanto, a sardinha não tem tanta qualidade, pelo que não faz muito sentido estar a capturá-la, quando se prevê que a quota para 2016 vai ser igual à de 2015 e é muito reduzida para manter a frota do cerco durante dez meses”.

Trata-se de uma proposta que “não é do agrado” da ANOP Cerco, mas é considerada a mais viável, no sentido de o sector conseguir “prolongar a pesca pelo menos até Novembro e evitar um período de paragem tão longo”, que, a acontecer, tornaria “difícil” manter muitas embarcações do ponto de vista financeiro.

“É a única forma de rentabilizar as empresas e sobreviver a esta conjuntura menos favorável”, sublinhou.

Humberto Jorge lembrou que, mais do que um problema económico, a paragem da pesca da sardinha é um problema social.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Plano Municipal de Acção Climática de Olhão

Plano Municipal de Acção Climática de Olhão está em consulta pública até 16 de Maio de 2025

O Município de Olhão deu mais um passo decisivo no combate às alterações climáticas com …