Olhão comemora os 325 anos da Paróquia com exposição e missa solene

O próximo Domingo, dia 11 de Outubro de 2020, marca o início das comemorações dos 325 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão.

Para assinalar a data, estará patente no Museu Municipal uma exposição que revelará parte da herança religiosa dos olhanenses. As celebrações, no entanto, começam com uma missa solene na Igreja Matriz da cidade presidida pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, às 10h30.

A mostra no Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, que estará patente durante vários meses, será dada a conhecer ao presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, e ao Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, às 11h30, após a missa de domingo, e estará patente ao público no horário normal de funcionamento do Museu, a partir da próxima terça feira.

A exposição, que tem como objetivo principal revelar uma parte muito significativa da herança religiosa dos olhanenses, leva-nos numa viagem que tem início no século XVIII e chega até aos alvores do século XX, mostrando-nos um conjunto de objectos religiosos relacionados com a eucaristia, como paramentos, peças de ourivesaria, esculturas, pintura e livros litúrgicos. São mais de duas dezenas de elementos expostos, nos quais conseguimos ‘ler’ um pouco de história.

Foi analisada muita documentação, proveniente de arquivos e bibliotecas, o que possibilitou aos técnicos do museu e do arquivo municipais de Olhão conhecerem a fundo todo o acervo paroquial, que agora é mostrado. Trata-se de um trabalho inédito que permite a todos os olhanenses terem, a partir de agora, mais conhecimento do que aconteceu nos últimos três séculos na sua cidade e concelho.

A exposição, que assinala os 325 anos de elevação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, resulta de um protocolo celebrado entre o Município e a Paróquia, o que possibilitou o tratamento, inventariação e digitalização de todo o Arquivo da Paróquia de Olhão.

Comentários
PUB

Veja também

Arquitectura popular do Algarve em exposição no Museu Municipal

O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo recebe, de 31 de Janeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB