O maior festival de marisco em Portugal é o Festival de Olhão.
Na semana do arranque da 33.ª edição do Festival de Marisco de Olhão, um dos maiores eventos gastronómicos a sul do País, que este ano decorre de 10 a 15 de Agosto de 2018, e em que a sua inauguração irá ser presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ultimam-se os preparativos no Jardim Pescador Olhanense, que se transfigura para receber da melhor forma as dezenas de milhares de olhanenses e turistas, para quem o certame é já ponto de passagem obrigatório no verão algarvio.
Ao longo de mais de 3 décadas, o Festival de Marisco de Olhão é considerado um dos eventos mais populares no verão da costa algarvia. Se o Algarve é um dos principais pontos turísticos do país, onde muitos portugueses vão passar férias em Agosto, é nesta altura que Olhão tem a sua maior festa para portugueses e estrangeiros.
Um dos principais cartazes turísticos de Olhão e da região, onde a gastronomia e a música são pilares, o Festival do Marisco é já um compromisso obrigatório, quer para os algarvios, quer para os muitos turistas que em Agosto se encontram no Algarve, com o objectivo de se deliciarem com os melhores mariscos e bivalves, confeccionado no momento e como só os olhanenses sabem, com o maravilhoso cenário da Ria Formosa como pano de fundo, servidos com o acompanhamento, em palco, de um cartaz musical que traz anualmente à cidade cubista um cartaz composto por artistas de destaque nacional e internacional.
São bastantes os tipos de mariscos que podem ser degustados durante 6 dias nas dezenas de restaurantes que se juntam no Jardim do Pescador Olhanense, no centro de Olhão, sendo este um dos principais pontos do ano para todos aqueles que vivem não só da pesca como da restauração em Olhão.
Os camarões grelhados, as sapateiras, o arroz de marisco, as paellas, as lagostas, os lavagantes, as amêijoas ou as ostras continuam a fazer crescer água na boca aos visitantes do Festival de Marisco.
Todos estes sabores podem ser degustados num espaço com milhares de lugares sentados
Para além, do marisco que é rei neste festival, são muitos aqueles que se deslocam nestes seis dias ao Festival de Marisco para ver os melhores artistas que pisam solo nacional por altura do verão. São históricos os concertos ao longo de mais de 30 anos das principais bandas nacionais e músicos essencialmente lusófonos provenientes de África ou do Brasil. Mesmo os estrangeiros ou todos aqueles que vivem no Algarve e não sabem falar português gostarão de ouvir um bom concerto de rock ou de fado, existindo sempre um género diferente a cada dia que passa.
A 33.ª edição não é excepção, com Agir, Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Vanessa da Mata, Calema e Xutos & Pontapés a animarem o recinto junto à Ria Formosa.
_____________________________________
Principais artistas do Festival de Marisco de Olhão 2018
10 Agosto 2018 – Sexta-Feira
AGIR
O primeiro artista a ser confirmado para o Festival de Marisco de Olhão é um dos artistas mais conhecidos neste momento no mercado nacional. Agir é o artista que todos os jovens querem ver com inúmeros sucessos publicados nos últimos três anos. Apesar de ser a primeira vez que vai actuar neste festival de Olhão, Agir promete ser um dos artistas com mais público este ano.
Bilhetes para o dia:
Agir irá actuar no primeiro dia do festival, dia 10 de Agosto.
_____________________________________
11 Agosto 2018 – Sábado
Pedro Abrunhosa
Um dos artistas com mais actuações no Festival de Marisco está de volta a um dos maiores palcos de Olhão. Pedro Abrunhosa actuou pela última vez no Festival do Marisco em 2011 e desde lá teve mais uma mão cheia de sucessos, sendo fundamental a sua presença mais uma vez no Algarve numa terra que gosta bastante do artista do Porto.
Bilhetes para o dia:
Pedro Abrunhosa vai estar presente na Festa do Marisco no dia 11 de Agosto.
_____________________________________
12 Agosto 2018 – Domingo
Ana Moura
O fado também vai estar presente no Festival de Marisco pela voz de uma das artistas mais conhecidas em Portugal. Com algumas centenas de actuações em Portugal e no estrangeiro, Ana Moura é uma das artistas mais acarinhadas pelos portugueses, sendo bastante conhecida por temas como “Dia de Folga” ou “Tens os olhos de Deus“. Concerto para ser visto por toda a família, de olhanenses e de todos aqueles que vão visitar o Festival.
Bilhetes para o dia:
Ana Moura actuará no dia 12 de Agosto.
_____________________________________
13 Agosto 2018 – Segunda-Feira
Vanessa da Mata
Vanessa da Mata conta já com seis álbuns, o primeiro dos quais, “Vanessa da Mata”, lançado em 2002, e um CD/DVD ao vivo.
Entre os grandes sucessos de sua discografia estão “Não me deixe só“, “Ainda Bem“, “Ai, Ai, Ai“, “Boa Sorte/Good Luck“, “Baú“, “Amado“, “O Tal Casal“, “As Palavras” e mais recentemente “Segue o Som“.
Na digressão “Caixinha de Música”, que qual faz parte o Festival de Marisco, Vanessa da Mata revisita projectos anteriores. Além de faixas inéditas, como a que dá o título ao álbum e à tournée, e “Gente Feliz”, o repertório reúne versões do intimista “Delicadeza”.
Os sucessos “Ai, Ai, Ai”, ”Não Me Deixe Só” e “Boa Sorte” estão garantidos.
Bilhetes para o dia:
Vanessa da Mata actuará no dia 13 de Agosto.
_____________________________________
14 Agosto 2018 – Terça-Feira
Calema
Chamam-se Calema — expressão que significa especial ondulação na costa africana — e vieram agitar a música em Portugal. Os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira instalaram-se no país há alguns anos, vindos de São Tomé e Príncipe.
Pelo meio, estiveram em França, onde começaram uma carreira profissional como cantores e arrancaram com o fenómeno de sucesso global que se está a tornar a sua música.
Um noite jovem, de sabores quentes e ondulados neste Festival de Marisco 2018.
Bilhetes:
Calema actuará no dia 14 de Agosto.
_____________________________________
15 Agosto 2018 – Quarta-Feira
Xutos e Pontapés
Mais de 3 décadas depois do arranque, os Xutos & Pontapés são o emblema do que significa rock & roll em português, por portugueses, para portugueses.
Verdadeiros animais de palco, que vivem para a festa dos concertos que cimentam a sua ligação indestrutível com um público sempre presente à chamada, braços cruzados em X a celebrar a maior longevidade de uma carreira rock em Portugal.
Há 37 anos que é assim e vai continuar a sê-lo: mesmo que já sem Zé Pedro, Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui continuam a acreditar na força do rock, na energia de estar em palco e a partilhar estas canções com o público que fez delas, hinos.
Gerações inteiras, pais e filhos, juntos a celebrarem canções que já fazem parte da sua história e do Festival de Marisco.
Bilhetes:
OS Xutos e Pontapés continuaram a fazer história do Festival do Marisco no dia 15 de Agosto.
_____________________________________
Preços dos bilhetes para o Festival do Marisco 2018
Dia 10, 11 e 12 – 7 euros
Dia 13, 14 e 15 – 9 euros
Dia 10, 11 e 12 – 3,5 euros
Dia 13, 14 e 15 – 4,5 euros
Até aos 6 anos de idade entrada grátis, desde que acompanhados por um adulto.
Dia 10 a 15 – Adultos 42 euros
Dia 10 a 15 – Crianças 21 euros
_____________________________________
O Festival do Marisco em números
Área total do evento – 9.600 m2
Espaços de venda de marisco – 09
Espaços de venda de comida alternativa ao marisco – 02
Espaços de venda de bebidas – 07
Espaços de venda de artesanato e promocionais – 13
Espaços de venda de doçaria e similares – 04
Kids Club
Variedades de marisco – camarão, sapateira, amêijoa, lagosta, lavagante, ostras, arroz e açorda de marisco, paella, cataplana… e muito mais!
_____________________________________
Cartazes e programas passados do Festival de Marisco
Festival do Marisco 2010
10 a 15 de Agosto
10 de Agosto – Platinium ABBA
11 de Agosto – Mickael Carreira
12 de Agosto – Netinho
13 de Agosto – Idolomania
14 de Agosto – Xutos e Pontapés
15 de Agosto – Europe