Clube Oriental de Pechão – Os 70 em Alta

Já começa a ser difícil traduzir o orgulho que um clube tão modesto como o Clube Oriental de Pechão oferece desde a freguesia a um país inteiro ao representar tão bem o esforço, ambição e sacrifício de ser diferente e complementar, com os pés bem assentes, embora com com as justas ambições de melhores condições como o desejo para a freguesia de ter umas instalações desportivas, como uma pista de atletismo há muito politicamente prometida, e que viria a trazer significativas melhorias tanto ao nível do treino e sua segurança, bem como ao nível competitivo.

A comemorar este ano os 70 anos de existência, só neste mês de Julho foi um fartar de grandes resultados tanto absolutos como em esperanças, a nível regional e nacional como atletas do Clube e a nível internacional ao serviço das nossas selecções.

Na presente época, na prática da modalidade de atletismo, o Clube acolhe cerca de 140 atletas, desde os Benjamins A (7 anos) até aos Master’s (mais de 55 anos).

Só a titulo regional os atletas do Clube Oriental de Pechão conquistaram este ano mais de uma centena de títulos individuais e colectivos.

Com data de fundação a 24 de Junho de 1949 são muitas as actividades desenvolvidas, para além do atletismo pelo Clube Oriental de Pechão, exemplo disto é o convite a todos os sócios, amigos e atletas para um almoço a realizar este fim-de-semana, devendo a reserva ser efectuada até amanhã dia 24 para os contactos indicados.

Siga aqui o Facebook do Clube.


 

Dos resultados na modalidade de atletismo neste mês de Julho/2019 destaca-se:

Campeonato Nacional de Juniores – Vagos 2019

Decorreu de 6 e 7 de Julho, em Vagos, o Campeonato Nacional de Juniores, de pista ao ar livre, com destaque especial para os atletas medalhados:

  • Fatoumata Diallo – Dupla Vice Campeã Nacional de Juniores nas provas de 400 metros planos, com o registo de 55”91, a 1 centésimo da marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Juniores, e nos 400 metros barreiras, com o registo de 1’02”42.
  • Pedro Dias – Vice campeão Nacional de Juniores na prova de 10.000 metros marcha, com o registo de 47’41”87.
  • Clube Oriental de Pechão – Equipa Vice Campeã Nacional da estafeta de 4 x 400 metros, com o registo de 3’59”38. A equipa do COP constituída por Inês Farias, Telma Mendes, Ana Catarina Mestre e Fatoumata Diallo. Esta marca constitui novo record Regional de Juniores, Sub-23 e Absoluto.
  • Clube Oriental de Pechão – Equipa 3.ª classificada na estafeta de 4 x 100 metros, com o registo de 49”96. Equipa do COP constituída por Denise Semedo, Ana Catarina Mestre, Inês Farias e Fatoumata Diallo. Esta marca constitui novo record Regional de Juniores, Sub-23 e Absoluto, de Clubes.

Campeonato nacional Juvenis (Sub18) Fátima 2019

Decorreu de 13 e 14 de Julho, em Fátima, o Campeonato Nacional de Juvenis, de pista ao ar livre, e os atletas medalhados foram:

Na posição de finalistas destes campeonatos (até 8.º lugar), ainda marcaram as seguintes atletas:

  • Mariana Mestre – 7.ª classificada na prova de 5.000 metros marcha, com o registo de 28’07”60.
  • Telma Mendes – 7.ª classificada na prova de 300 metros, com o registo de 42”59

Campeonato da Europa de Sub23 – Esperanças – Gavle – Suécia

Realizado em Gavle, na Suécia, teve no dia 14 de Julho a presença ao serviço da nossa Selecção Nacional as esperanças Carolina Costa que foi 11.ª classificada nos 20Km Marcha com 1h41’41”, não terminando a mesma prova Maria Bernardo que não esteve ao seu nível habitual ao ser desclassificada na mesma prova.

Acompanhou claro está como técnico da Selecção Nacional o treinador Paulo Murta, treinador igualmente ao serviço do Clube.

Campeonatos de Portugal Lisboa 2019

Os Campeonatos de Portugal em Pista (ar livre), foram disputados em Lisboa, no fim-de-semana de 20 e 21 de Julho de 2019, este sendo o principal Campeonato de Pista ao ar livre organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, tendo nesta edição medalhado:

  • Ana Cabecinha recuperou o seu titulo de Campeã de Portugal, ao conquistar o titulo pela nona vez (9 títulos de Campeã Nacional ao ar livre), com o bom registo de 44’08”53 para os 10 Km Marcha.
  • Edna Barros, repete o pódio da última época, na terceira posição absoluta Nacional, com um registo para os 10 Km Marcha de 46’03”69, conquistando mais uma medalha em Campeonatos Nacionais.

Recorde-se que a 19 de Maio estas duas atletas participaram na Taça da Europa de Marcha Atlética) em Alytus, na Lituânia, tendo a Ana Cabecinha obtido a 5.ª posição nos 20 Km com a marca de 1h31’12”, não acabando a mesma prova Edna Barros que teve de desistir por problemas físicos.

Campeonato da Europa de Juniores ( Sub-20) – Boras – Suécia

Os Campeonato da Europa de Juniores, que se disputou em Boras, Suécia, entre os dias 18 e 21 de Julho de 2019, tiveram a presença de Fatoumata Diallo, do Clube Oriental de Pechão e do técnico Paulo Murta, também treinador do Clube Oriental de Pechão.

  • Fatoumata Diallo competiu nestes Campeonatos na prova dos 400 metros planos, onde se classificou na 20.ª posição (5.ª na sua série), com o registo de 55”83, a sua melhor marca da época, e ainda fez parte da Equipa Nacional de Juniores que realizaram a estafeta de 4 x 100 metros, onde se classificaram em 13.º lugar com um registo de 45”99.

O grande destaque foi igualmente para a presença de um atleta “crescido” no Clube Oriental de Pechão desde 2011 e que esta época rumou ao SL Benfica, embora o seu treino continue a ser feito por terras algarvias à voz de Paulo Murta treinador do Clube e técnico da Selecção Nacional, Etson Barros, com a sua brilhante prestação, onde conseguiu mais uma vez uma medalha para o nosso País, com a conquista da medalha de bronze na prova de 3.000 obstáculos.

Recorde-se que o Etson Barros nos Campeonatos de Portugal já tinha conquistado o titulo Nacional de Sub20 (Juniores) nos 3.000 m Obstáculos e foi Vice nos 800 metros.

A participação do Clube de Pechão e restante comitiva algarvia com as cores Nacionais foi imediatamente elogiada pela Associação de Atletismo do Algarve, referindo que “representa um enorme orgulho para o Atletismo Algarvio, conseguindo aliar o desenvolvimento social dos atletas à extraordinária performance desportiva“.

A Associação de Atletismo do Algarve, acrescentou ainda que “felicita os atletas pelo seu desempenho desportivo e social, agradecendo todo o empenho dos treinadores, dirigentes e Clubes, bem como o suporte familiar, pelo esforço e dedicação de modo a elevar o nome da nossa modalidade, Região e País nos grandes palcos desportivos Internacionais“.

Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) – Baku – Azerbeijão

Disputa-se em Baku, Azerveijão, entre os dias 22 e 28 de Julho de 2019, e teve no passado dia 22 de Julho a participação da esperança ainda juvenil de 1.º ano com 16 anos Pedro Dias na final dos 10.000 m Marcha, onde foi 7.º classificado com a marca de 47’08”26, nesta que foi a competição mais importante da sua ainda curta carreira desportiva.

 

Pedro Dias recentemente participou na Copa Ibérica – Encontro Espanha – Portugal em Madrid, Espanha, tendo obtido a terceira posição do pódio nos 5.000 m Marcha com a marca de 23’21”90.

Na mesma competição ibérica Telma Mendes foi 4.ª classificada nos 400 m planos com a marca de 61”54.

Pela nossa parte, os parabéns pelos 70 e pelos resultados, com os votos de um futuro de sucesso.

Comentários
PUB

Veja também

Desporto olhanense em destaque em vários palcos e modalidades

Os clubes e atletas olhanenses estiveram em destaque em várias frentes no passado fim de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB