Xarém com conquilhas, o único prato algarvio a concurso na eleição das «7 Maravilhas da Gastronomia», vai ser o tema de um programa na RTP, «Verão Total», a emitir em direto de Olhão, no dia 1 de julho.
Com o objectivo de dar a conhecer os 21 pratos finalistas neste concurso e apelar ao voto da população, a organização do evento juntou-se à equipa do programa «Verão Total», da RTP, num roadshow por todo o país, que decorre entre junho e setembro.
Cada programa, com apresentação de caras conhecidas da televisão pública, como Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo, João Baião e Jorge Gabriel, entre outros, terá a duração de cinco horas.
Com esta iniciativa, a organização convida a população local e os turistas nacionais e internacionais “a descobrir a que sabe Portugal nos dias em que o roadshow tem lugar e a assistir ao programa «in loco»”.
In http://www.regiao-sul.pt
No Algarve a farinha de milho faz-se triturando os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos. Este milho mal moído é aproveitado para fazer xarém, as papas de milho comuns a toda a bacia mediterrânica. Há ainda um ditado popular que diz que “Um Olhanense passava / Muito bem para onde fosse / Com um prato de xarém / E uma batatinha doce.”
Composto por conquilhas, farinha de milho, tiras de toucinho fumado, fatias de pão cortadas aos quadradinhos, água, azeite, cebola, coentros e sal. As conquilhas, após lavadas, devem ficar numa tigela, cobertas com água do mar ou água doce com bastante sal durante 4 a 5 horas. Num tacho coloca-se o azeite e a cebola picada a alourar, espalha-se a farinha de milho lentamente e vai-se mexendo ao mesmo tempo, ficando a ferver durante 15 minutos para fazer o xarém. Frita-se as tiras de toucinho e os quadradinhos de pão em azeite, retira-se da frigideira e reserva-se. Na mesma frigideira abrem-se as conquilhas, junta-se o toucinho, o pão frito e os coentros picados ao xarém, rectifica-se de sal e serve-se.
In http://www.7maravilhas.sapo.pt