PUB

“Planeta Oceano” alerta alunos olhanenses para importância de proteger os mares

Todas as escolas do concelho de Olhão recebem, até à próxima Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2020, a acção Planeta Oceano, iniciativa do Oceanário de Lisboa que conta com o apoio do Município de Olhão na sensibilização dos alunos para comportamentos amigos do ambiente.

O Planeta é o principal protagonista destas sessões, dinamizadas por duas educadoras marinhas que, através de questões que são lançadas aos jovens, vão dando a conhecer as características dos nossos mares, os males de que padecem e o que podemos fazer para ajudar a diminuir os seus problemas.

Alertar para uma mudança efectiva de comportamentos é o objectivo destas acções que têm a duração aproximada de 60 minutos e abordam temas como a conservação marinha, a biodiversidade, a sustentabilidade, a economia azul, o lixo marinho e a biotecnologia azul.

Nas sessões de hoje, que decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, os alunos aprenderam com as técnicas do Oceanário Sandrine Pontes e Joana Colaço que “o oceano é muito mais do que um destino de praia no verão”.

Os cavalos marinhos e o perigo da sua extinção, assim como a biodiversidade existente na Ria Formosa ou a gestão dos recursos marinhos, foram alguns dos temas abordados.

Os alunos olhanenses vão perceber, até dia 7 de Fevereiro de 2020, quão importante é mudarmos comportamentos para atingirmos, no futuro, uma “geração mais azul”.

As abordagens são feitas com temas familiares aos alunos, como a referência à Ria Formosa, mas também através de questões com várias opções de resposta, que levam os jovens a darem a sua opinião sobre temas relacionados com o mar, as suas alterações e/ou a poluição a que está sujeito. “São encontrados milhões de beatas de cigarros nas praias portuguesas”, exemplificaram hoje as educadoras ambientais perante a plateia da Escola Secundária de Olhão.

Motivar, inspirar e consciencializar o maior número possível de alunos para as diferentes ameaças aos oceanos, mas também para as oportunidades que eles nos oferecem, são objectivos desta iniciativa do Oceanário de Lisboa que pretende percorrer todas as escolas do nosso país.

Em Olhão, o Auditório Municipal acolhe as sessões dos próximos dias.

Comentários
PUB

Veja também

Igor Silva mostra Luar, terso e castro no Auditório Municipal de Olhão

O Auditório Municipal de Olhão exibe, entre 25 de Janeiro e 31 de Março de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB