PUB

Olhão: Novas ruas homenageiam Saramago e Alberto Iria

Olhão tem agora mais duas dezenas de ruas e avenidas com nova toponímia atribuída no dia 18 de junho. Entre os homenageados está o escritor José Saramago e o historiador Alberto Iria, bem como os heróis de 1808, que travaram a I invasão das tropas napoleónicas.

A Avenida D. João VI, situada num troço da EN 125, que atravessa o concelho, entre a rotunda do nó de ligação à A22 e a rotunda da fonte cibernética, foi um dos locais onde se realizou uma das cerimónias de atribuição de topónimos no Dia da Cidade.

Também a Rua José Saramago (perto da Avenida 5 de Outubro), Avenida Heróis de 1808 (entre a Avenida D. João VI e a rotunda da zona industrial) e a Rua José Agostinho de Macedo (no prolongamento da Rua Dr. João José Mendonça Cortez, até à intersecção com a Rua Caíque Bom Sucesso) foram incluídas nas celebrações.

Os nomes escolhidos fazem referência aos heróis da revolução de 1808 e a algumas figuras de relevo nacional e internacional.

Para além destas ruas, que serviram simbolicamente para oficializar as novas designações, Olhão conta desde ontem com mais topónimos, entre elas as ruas de S. José, da Leitaria, José Agostinho de Macedo, Manuel de Oliveira, Caíque Bom Sucesso, Miguel do Ó, Pedro Ninil, António de Gouveia, José da Cruz Charrão, António Simões Júnior, Cidade de Riga e Praça Dr. Alberto Iria.

As ruas José Afonso, José Fernandes dos Santos e Avenida 5 de Outubro, já existentes, foram prolongadas, mantendo-se o mesmo nome.

Durante o descerramento das placas alusivas às novas designações destas ruas de Olhão o presidente do Município, Francisco Leal, referiu a importância da nova toponímia, já que alguns dos locais em questão careciam de designação e ordenamento.

Comentários
PUB

Veja também

Já começou a entrega de manuais escolares por parte da autarquia

Conforme definido, teve início na Sexta-feira, dia 1 de Setembro de 2017, a entrega de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PUB