Miguel Gonçalves Mendes disponibiliza filmografia na internet

Miguel Gonçalves Mendes vai disponibilizar gratuitamente na internet, a partir desta quarta-feira, toda a sua filmografia em www.mgm.org.pt.

Segundo o realizador, que já está a filmar a sua próxima longa-metragem que deverá estrear em 2016, a iniciativa surge da necessidade de cumprir “umas das principais premissas do processo criativo, a partilha, numa altura em que a rentabilidade económica dos projectos é praticamente inexistente”.

A nova fase do site marca a estreia inédita em Portugal do episódio que o realizador assinou para a série brasileira ‘A Verdade de Cada Um’, produzida pela O2 para a FOX e exibida no National Geographic Brasil em Abril de 2013. Neste episódio, Miguel Gonçalves Mendes procura identificar os desafios da educação no Brasil através dos alunos e professores da Escola Campos Salles, em Heliópolis, a segunda maior favela de São Paulo, que tem na portuguesa Escola da Ponte, em Santo Tirso, uma referência para o modelo de ensino.

Na página de Miguel Gonçalves Mendes vão estar disponíveis, entre outros trabalhos, o aclamado ‘José e Pilar’ (2010), filme co-produzido pela El Deseo, dos irmãos Almodôvar, e pela O2, de Fernando Meirelles, e ainda ‘Autografia’ (2004), documentário intimista do poeta e pintor Mário Cesariny filmado ao longo de três anos.

“É preciso perceber que as plataformas de distribuição estão a mudar para que possamos estar perto do público. A internet é um meio poderoso, por onde passa grande parte do consumo, e neste quadro é fundamental a divulgação de um trabalho que contribui para a nossa memória colectiva”, explica Miguel Gonçalves Mendes.

Em www.mgm.org.pt será ainda partilhada uma monografia do realizador com testemunhos de várias personalidades, entre elas José Padilha (‘Tropa de Elite’, 2007), João Moreira Salles (‘Santiago’, 2007), Valter Hugo Mãe, Luís Sepúlveda, Gonçalo M. Tavares, Maria João Seixas e o juiz espanhol Baltasar Garzón.

Miguel Gonçalves Mendes está a filmar o seu próximo filme ‘O Sentido da Vida’, que conta a história de um jovem que decide dar a volta ao mundo depois de descobrir que tem uma doença terminal. Nesta viagem, depara-se com seis arquétipos, entre eles um escritor (Valter Hugo Mãe), um juiz (Baltasar Garzón), um filósofo (Alain de Botton) e um astronauta. Dilma Rousseff poderá também vir a ser um dos arquétipos do filme que deverá estrear em 2016 e para o qual foi lançada uma campanha de financiamento colectivo (crowdfunding) que ainda decorre.

in SOL

Comentários
PUB

Veja também

“FLORÍPES” (FIC. DOC. 90′) – 2007

Publicado a 11/02/2014 no youtube.com Reza a lenda que Florípes, uma moura encantada, deambula todas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB