PUB

Mastro de sinais alvo de intervenção profunda por parte da Autarquia

Preocupada com a preservação do património histórico e cultural da cidade, a Câmara Municipal de Olhão procedeu recentemente a uma intervenção que recuperou o mastro de sinais, conhecido como Bate-Estacas, bem como o respectivo mastaréu, situados junto aos Mercados Municipais.

Outrora equipamento importante que procedia à transmissão de sinais à navegação, o mastro de sinais, embora já não cumpra hoje em dia esta função, permanece como testemunha de um passado que a Autarquia pretende manter vivo. Como tal, e tendo em conta o estado em que o anterior se encontrava, procedeu-se à colocação de um mastro de sinais novo.

Também o mastaréu (mastro de menores dimensões que prolonga o mastro principal) foi totalmente recuperado.

Junto ao mastro de sinais está atracado o Caíque Bom Sucesso. A embarcação, réplica da original que, em Junho de 1808, levou ao Brasil um grupo de olhanenses, com a missão de levar ao rei a boa nova da expulsão das tropas francesas de Olhão é, portanto, um pedaço de história viva, que muito orgulho dá aos olhanenses.

Com esta intervenção, a Autarquia reforça o seu intento de manter viva na memória de todos momentos marcantes da História de Olhão, através da preservação do património da cidade.

Comentários
PUB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PUB