Fé e culto açorianos na Biblioteca Municipal José Mariano Gago

No âmbito da realização da 7.ª Semana Cultural da Casa dos Açores no Algarve, Letras, Música, Artes e Sabores, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, tem patente até 26 de Novembro uma exposição fotográfica que traz ao Algarve a fé e o culto dos açorianos. A exposição agora inaugurada tem como autor Marcelo Borges, intitula-se Gente de Fé e substitui a mostra Retratos do Norte, que teve de ser cancelada.

Esta mostra revela todo o envolvimento que o povo do arquipélago tem com as suas tradições religiosas na perspectiva do igualmente açorense Marcelo Borges. O sentir genuíno de uma fé ancestral está agora expressa pela objectiva do autor, que é natural de São Miguel.

Marcelo Borges desenvolveu o seu gosto pela fotografia enquanto estudante de artes no Liceu Antero de Quental. Desde então investiu na sua formação, por via autodidacta e com acompanhamento profissional. Em 2012 recebeu uma bolsa de criação artística, na área da fotografia, atribuída pelo Governo Regional dos Açores. O seu trabalho encontra-se referenciado na colecção privada do Instituto Açoriano de Cultura.

Organizado pela Associação Norte Crescente, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, esta exposição pretende revelar o culto e as tradições religiosas, promovendo igualmente o arquipélago.

Desde dia 5 e até 26 de Novembro, este acervo está patente na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de terça a sexta-feira, das 12h00 às 19h00 e ao sábado, das 10h30 às 17h00.

Comentários

Veja também

Francisco José Viegas encontra-se com leitores na Biblioteca Municipal

Como já vem sendo habitual, todos os meses a Biblioteca Municipal José Maiano Gago recebe ...