A delegação regional do Instituto Português da Juventude (IPJ), em Faro, está a acolher a exposição «Limpar o Mar», que resultou da campanha homónima, uma iniciativa da Ecoteca de Olhão em conjunto com o município de Olhão e OlhãoPesca, realizada em maio.
Esta campanha procurou envolver o sector da pesca na limpeza dos oceanos de forma a consciencializá-los “para uma alteração de comportamentos e preservação do mundo subaquático” – durante a campanha, os pescadores foram convidados a trazer para terra todos os resíduos recolhidos no mar.
«Limpar o Mar» pretendeu ainda contribuir “para uma reflexão participada e consciente da comunidade, sobre os problemas ambientais globais, nomeadamente a poluição dos oceanos, rumo ao exercício de uma cidadania efetiva”.
A exposição apresenta as esculturas que foram elaboradas no último dia da campanha, por artistas plásticos (Ana Bandeira, Cláudia Margarida e João Paulo Gomes) e alunos do 6.º D da Escola EB 2.3 João da Rosa, com os resíduos recolhidos ao longo da semana.
Igualmente patentes estão as «telas» elaboradas para o concurso integrado na campanha em que participaram 14 turmas de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do concelho de Olhão.
Esta mostra está patente na sala de exposições do IPJ até 30 de setembro e pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9:00 horas e as 20:00.
In http://www.regiao-sul.pt