PUB

Cão brilha nas ondas

A praia dos Pescadores, em Cascais, foi ontem de manhã palco das provas de utilidade no mar de cães-de-água portugueses, no último dia da 6ª Exposição Canina Nacional do Estoril, um encontro que contou com 900 cães. A concurso, estiveram apenas dois exemplares, a Coral e o Grisby, ambos com sete anos de idade. Os cães-de-água são de Carla Peralta, de 36 anos, residente em Olhão, que faz criação desta raça há 10 anos. A canicultura “é uma paixão”. “Faço passeios de barco com estes animais no Algarve”, contou ao CM Carla Peralta, que já participou em concursos em Espanha, Inglaterra e Alemanha.

A prova na praia dos Pescadores teve três etapas e dois níveis de dificuldade: nadar uma distância de 25 metros e recuperar um objecto flutuante e outro submerso, explicou Paulo Bessa, de 62 anos, único júri da prova. Muitos curiosos assistiram à prova no areal, que consagrou a Coral o certificado de aptidão para campeão nacional de trabalho. “Portaram-se bem, apesar de a água estar fria”, disse Carla Peralta.
Esta raça de cães relaciona-se com a antiga pesca artesanal, em que ajudavam os pescadores no encaminhamento do peixe para as redes. Um dos exemplares já conquistou os EUA: Bo, cão-de-água português, é um dos ‘membros’ da família do presidente Obama.

Por Débora Carvalho

In http://www.cmjornal.xl.pt

 

 

In http://sicnoticias.sapo.pt/

Comentários
PUB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB