Os atletas do Clube Oriental de Pechão (COP) estiveram em destaque no passado sábado, ao conquistar quatro títulos individuais e três colectivos no Campeonato Nacional de Marcha em conjunto com o Grande Prémio Internacional de Rio Maior/Challenge Mundial de Marcha Atlética. O maior destaque foi para Ana Cabecinha, que se classificou na quarta posição da competição da geral absoluta feminina, garantindo presença no Mundial de Pequim.
Com esta vitória, Ana Cabecinha tornou-se a primeira atleta portuguesa a conquistar o quarto título consecutivo no Campeonato Nacional de Estrada, tendo percorrido 20 quilómetros em 1h29.27, registo que supera largamente a marca de referência exigida para o Campeonato do Mundo (Pequim 2015), sendo desde já a primeira pré seleccionada para o Mundial.
Na mesma prova, Vanessa Conduto, também do COP, foi quarta classificada (Sub 23) com o registo de 2h03.04, em estreia nesta distância.
Na prova masculina de 20 quilómetros, Fábio Conceição conquistou o quarto lugar em Sub 23 (7º português) com um novo recorde pessoal de 1h30.31 ficando a escassos 31 segundos da marca de referência para participar no Campeonato da Europa de Esperanças (Sub 23).
A prova de juniores femininos (10 quilómetros) foi amplamente dominada pelas atletas do COP, ao ocuparem as três posições do pódio: medalha de ouro para Edna Barros (49.45); prata para Catarina Marques (50.24) e bronze para Laura Leal (53.43), todas com novos recordes pessoais. Edna Barros e Catarina Marques confirmaram uma vez mais a marca de referência exigida para participar na Taça da Europa de Marcha e no Campeonato da Europa de Juniores em Pista, tendo a equipa conquistado o título nacional pelo 2º ano consecutivo.
O atleta Rodrigo Marques conquistou a medalha de ouro (título nacional de juvenis) ao completar os 10 quilómetros em 50.20; Aires Rodrigues foi quinto com 1h00.19.
As juvenis femininas realizaram cinco quilómetros, destacando-se a medalha de ouro de Carolina Costa (25.24) sendo o seu segundo título consecutivo na categoria. Ednice Barros foi 13ª com 30.37 e Bruna Colónia 15ª com 31.09, o que se traduziu em mais um título nacional colectivo (o quarto consecutivo para o Clube Oriental de Pechão nesta categoria). Ana Vicente foi sexta classificada (23.46) na prova de Iniciadas de quatro quilómetros; Fatoumata Diallo ficou em oitavo lugar (24.08); Taitiana Cabecinha em 12º (25.12) e Catarina Gregório em 18º (27.24). A equipa de Iniciadas conquistou mais um título nacional.
Também as atletas Infantis (três quilómetros) estiveram em destaque: Ana Catarina Mestre venceu brilhantemente a medalha de prata com o registo de 16.05 (novo recorde pessoal) e Érica Cabecinha ficou em nono lugar com 18.19. O COP participou nesta prova com 17 atletas, sendo o clube que apresentou maior número de participantes entre todos os 54 clubes que marcaram presença.
Comentários