16 Junho Dia da Cidade de Olhão

É já amanhã, 16 de Junho, que Olhão celebra o Dia da Cidade. O Município promove uma série de actividades que decorrem durante todo o dia. Íris e Viviane actuam ‘em casa’ nas noites de 15 e 16 de Junho e na sessão solene que decorre nos Paços do Município serão distinguidos funcionários autárquicos e personalidades da vida olhanense.

O Dia da Cidade, instituído a 16 de Junho para homenagenar os olhanenses que fizerem frente aos invasores franceses, serve para celebrar esta data de indiscutível interesse histórico para o concelho, assim como para a região e para o País.

Na cidade e nas freguesias, pretende-se o convívio com a população nas muitas iniciativas propostas. Os festejos começam a 15 de Junho, às 22h00, com a actuação dos Iris, que dão um concerto no Jardim Pescador Olhanense. Na noite seguinte, 16, Viviane actua no mesmo palco e a 18 de Junho haverá ainda teatro neste cenário, com o grupo A Gorda a apresentar “Mê Menine, e o tê pai?”, com interpretações de João Evaristo e Joaquim Parra.

O dia dos festejos, 16 de Junho, começa com a Alvorada com lançamento de foguetes (09h00), seguindo-se a Cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Município (09h30) e às 09h45 a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808. Às 10h30 haverá a atribuição de topónimos no concelho.

Um dos pontos altos das cerimónias será a Sessão Solene comemorativa do 16 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (12h00), altura em que serão distinguidos funcionários camarários e olhanenses ilustres.

À tarde, no Auditório Municipal haverá, às 15h00, a entrega de coletes de salvação aos profissionais do sector das pescas e às 18h00 será inaugurada uma exposição do Centro de Pintores Olhanense, seguindo-se às 19h00 a inauguração da sede do Clube de Caça e Pesca Cavaquense.

Comentários

Veja também

Festival de Música Al-Mutamid regressa ao Auditório Municipal de Olhão

A 19.ª edição do Festival de Música Al-Mutamid, que este ano marca presença em 7 ...