PUB

Petição Online contra o Plano de Pormenor da Zona Histórica da Cidade de Olhão

Está a correr uma Petição Online contra o Plano de Pormenor da Zona Histórica da Cidade de Olhão, petição esta transcrita mais abaixo na parte em língua portuguesa, e que pode ser  assinada e lida igualmente em língua inglesa aqui.

O Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão, que está em discussão pública, terá uma sessão de apresentação na próxima Terça-feira, 22 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

Olhão é uma pequena cidade piscatória do Algarve a Sul de Portugal, com uma arquitectura peculiar, autentica e única, que ainda mantém uma escala bastante humana no seu centro histórico. As principais atracções incluem uma arquitectura de estilo clubista da cidade velha que foi desenvolvido através de ligações comerciais com o Norte de África, com uma estrutura urbana irregular de ruas, vielas e becos de paralelepípedos utilizando a tradicional calçada portuguesa.

O município introduziu recentemente um plano para a renovação da zona histórica que irá destruir o charme e o carácter pitoresco dos padrões arquitectónicos e urbanos.

Foi lançada uma consulta pública que terminará no dia 28 de Novembro.

Precisamos de um apoio máximo para impedir este plano que será financiado pelos Fundos Europeus antes dessa data.

Os interessados poderão consultar os planos aqui.

http://www.cm-olhao.pt/municipio/documentos/category/32-plano-de-pormenor-para-a-zona-historica-da-cidade-de-olhao

Com a assinatura desta petição concordo com as seguintes declarações:

Oponho-me às seguintes mudanças na zona histórica de Olhão:

1 – Á alteração das cérceas e do numero de pisos em edifícios existentes e/ou a reconstruir, bem como as secções transversais existentes nas ruas de modo a preservar e manter a relação visual com a Ria Formosa.

2 – A remoção de parte ou no seu todo das historicamente importantes calçadas tradicionais em vias de classificação de Património Nacional Imaterial da Humanidade (importante assinar também esta petição aqui).

3 – A instalação de iluminação e mobiliário urbano impróprio.

4 – A demolição de edifícios característicos e/ou arquitectonicamente de relevo como o edifício do sec. XVIII que se situa oposto à câmara para ai construir uma torre de 21m de altura no meio duma área residencial de edifícios de 2 andares com terraços como cobertura.

5 – Edificar um grande e novo centro cultural nos limites da zona histórica, quando já existe um no lugar de uma antiga fábrica conserveira em vez de o re-instalar na muito apreciada Recreativa existente na Av. da República.

Assinar petição aqui.

Comentários
PUB

Veja também

Plano de Pormenor da Zona Histórica debatido na Biblioteca Municipal

O Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão, que está em discussão pública, terá …

PUB