PUB

Os Maios estão de volta à EN 125 e trazem novidades

Olhão, Portugal – No próximo dia 1.º de Maio de 2023, a 39ª Exposição Tradicional dos Maios regressa à EN 125, entre Marim e Alfandanga, no concelho de Olhão.

Organizada pela Associação Futebol Clube de Bias com o apoio do Município de Olhão, esta exposição é uma manifestação da cultura popular, onde bonecos que representam pessoas – os chamados Maios – são expostos com pequenos textos sobre assuntos da actualidade.

Para muitos, esta é uma tradição que deve ser preservada e transmitida às novas gerações. No concelho de Olhão, a exposição dos Maios é também uma oportunidade para representar as práticas ligadas à faina marítima e outras acções do quotidiano relacionadas com algumas profissões desenvolvidas na região.

Este ano, a exposição contará com a participação de mais cerca de duas dezenas de Maios, criados pelos alunos, professores e famílias pertencentes aos agrupamentos de escolas do concelho de Olhão, no âmbito do projecto de mediação cultural do Museu Municipal intitulado “O Museu vai à Escola“.

Este projecto permite que as crianças aprendam sobre a história e a cultura local, envolvendo-se de forma ativa na criação dos Maios“, afirmou o diretor do Museu Municipal de Olhão, em declarações à imprensa.

A exposição tradicional dos Maios na EN 125 é uma oportunidade para celebrar a cultura popular e para conhecer um pouco mais sobre as tradições locais. A exposição decorrerá durante a manhã do Dia do Trabalhador, sendo uma excelente opção de lazer e cultura para toda a família.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Surto de Legionella Encerra Temporariamente Balneários do Estádio Municipal e Piscinas Municipais em Olhão

O Município de Olhão anunciou hoje o encerramento temporário dos balneários do Estádio Municipal e …