Município de Olhão reactiva Núcleo de Apoio à Saúde Pública

O aumento do número de casos de cidadãos infectados com coronavírus e em isolamento profilático no concelho de Olhão, determinou a reativação do Núcleo de Apoio à Saúde Pública (NASP), que volta a funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal Dr. José Mariano Gago, temporariamente encerrada ao público.

Duas dezenas de funcionários da autarquia continuam a trabalhar lado a lado com a equipa de saúde pública para auxiliar na realização de inquéritos epidemiologicos, gestão de contactos de risco, seguimento de pessoas em vigilância ativa e atribuição de altas. É também a partir dali que estão a ser realizados os agendamentos telefónicos das vacinas.

O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, enaltece “o esforço e altruísmo de toda a equipa, cujo trabalho é determinante para controlar a pandemia, quebrando cadeias de transmissão e acelerando o processo de vacinação”.

O NASP está integrado na célula de Operações do Posto de Comando Municipal, implementado desde a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Olhão – Situação Epidemiológica Covid-19, e é coordenado pela autoridade de saúde local, tal como tinha acontecido em janeiro, no pico da pandemia.

Funciona em articulação direta com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços de Acção Social e forças de segurança, a quem são comunicadas todas as situações de utentes incontactáveis e eventuais incumprimentos do dever de isolamento.

O atendimento telefónico está disponível nos dias úteis, das 9h00 às 17h00, através do número 289 700 115.

Comentários
PUB

Veja também

Aniversário da Biblioteca Municipal de Olhão com actividades para todas as idades

A Biblioteca Municipal José Mariano Gago está a comemorar, ao longo do mês de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB