Município de Olhão actualiza remuneração dos seus bombeiros profissionais

Os Bombeiros Municipais de Olhão viram as suas remunerações actualizadas pela Autarquia no passado mês de Janeiro de 2022. Uma melhoria que só se previa estar concluída no início de 2025, mas que o Município decidiu antecipar, valorizando assim o empenho destes profissionais.

O edil olhanense, António Miguel Pina, destaca que “a Câmara Municipal fez em três anos o que a lei previa que fosse feito em cinco, estando assim completa a justa e merecida actualização das remunerações destes profissionais altamente especializados”.

Adianta ainda o autarca que este esforço financeiro reflete a “incessante preocupação do Executivo com a valorização dos seus recursos humanos. Após vários anos a auferir o salário mínimo, os bombeiros profissionais de Olhão viram no início deste ano as suas legítimas expectativas serem correspondidas”, destaca António Miguel Pina.

Recorde-se que, em 2019, a alteração preconizada ao regime jurídico dos bombeiros profissionais da administração local aproximou o estatuto jurídico dos bombeiros municipais ao dos bombeiros sapadores, tanto em termos remuneratórios, como no que respeita às regras de promoção e de progressão na carreira.

Especificamente em relação às remunerações dos bombeiros profissionais, os trabalhadores na base da carreira passaram do salário mínimo nacional (na época de cerca de €635,00) para €952,41.

Apesar de o prazo estabelecido para que essa alteração de posicionamento remuneratório fosse concluída a 1 de Janeiro 2025, com actualizações anuais de, pelo menos, 15% da diferença entre a remuneração resultante da alteração de categoria e a remuneração correspondente à categoria que detêm, o Município de Olhão antecipou essa transição. Assim, em 2020 procedeu prontamente ao aumento de 30% do valor, em 2021 de mais 45% e, em Janeiro de 2022, dos 25% que faltavam.

Comentários
PUB

Veja também

Olhão anuncia criação do Polo HUB Azul do Algarve no Dia do Pescador

O Dia do Pescador, que se comemorou esta Terça-feira, 31 de Maio de 2022, voltou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB