PUB

MONJAZZ 2016 – 3º FESTIVAL DE JAZZ DE MONCARAPACHO

Pelo terceiro ano consecutivo a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta vai organizar o MonJazz 2016 – Festival de Jazz de Moncarapacho, que se realiza nos próximos dias 1, 2 e 3 de julho.

O sucesso obtido nas anteriores edições eleva a fasquia da exigência do evento, inserido num local multicultural e que tem cativado inúmeros apreciadores deste género musical, que nas anteriores edições têm tornado pequeno o átrio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, em Moncarapacho, obrigando a que nesta edição o palco seja colocado na Praça da República.

Para consolidar o evento no panorama cultural do Algarve e fazer de Moncarapacho a capital do jazz no Algarve, em 2016 o MonJazz também terá mais um dia (três em vez de dois) e receberá grupos conceituados no jazz nacional e internacional:

  • 1 de julho (sexta-feira) o sexteto de Pedro Madaleno sobe ao palco;
  • sábado 2 de julho, será a vez do quinteto Just Frank., liderado pela austríaca Olympia Jensen, e que contará com a participação especial da vocalista Ellen Tackenkamp;
  • No último dia do festival (domingo, 3 de julho) a música estará a cargo da Moncarapacho Jazz Ensemble, um octeto constituído de propósito para o evento.

Com entradas livres os concertos terão início às 21:30h, e serão realizados na Praça da República, em Moncarapacho.

MonJazz 2016


Breve informação sobre os músicos

Pedro Madaleno

(sexta-feira, 1 de julho)

Pedro Madaleno é um dos mais importantes guitarristas do jazz português. Estudou no Hot Club de Portugal e no Conservatório Nacional. Em 1986 foi para Nova Iorque (onde permaneceu até 1991 como bolseiro da Berklee School of Music, em Boston, e da New School of Social Research – Jazz Program –, em New York) e nos Estados Unidos tocou com grandes nomes do jazz, como Arnie Lawrence, Jimmy Cobb, Brad Meldhau e Joe Lovano, entre outros. A solo ou em grupo atuou nos principais palcos e festivais nacionais, como o Festival de Loures, o Festival de Jazz do Porto, ou a Festa do Avante, entre outros. Dos vários momentos altos do guitarrista, destacam-se os concertos com Karl Berger no Festival de Jazz de Lisboa, em 1990, e com Lee Konitz no Hot Club, em Abril de 1991. Em 1995, Pedro Madaleno e o seu grupo foram escolhidos pela Secretaria de Estado da Cultura para realizar o projeto Itinerâncias – uma digressão de vários concertos pelos Açores e Alentejo. Pedro Madaleno tem quatro álbuns de originais editados: “Fast Living”, “Earth Talk”, “U.N.derpressure” e “The sound of places”.

Just Frank.

(sábado, 2 de julho)

Just Frank. foi criado em 2012 no Conservatório de Amesterdão, numa união de cinco alunos da escola. Com três saxofones, um baixo e uma bateria, a música dos Just Frank. mistura o jazz moderno com o pop e o rock, resultando composições expressivas e melodias cativantes e energéticas.
A banda é constituída por cinco elementos: Conni Nicklaus (saxofone alto), Olympia Jensen (saxofone tenor), Giulia Barba (saxofone barítono), Gianluca Liberatore (baixo) e Eddie Jensen (bateria). Neste ano foi editado o primeiro álbum, “Tanz Frank Tanz”, que está a ser apresentado na digressão que o grupo está a efetuar no continente europeu, e que terá no MonJazz 2016 a apresentação em Portugal.
Apesar de ter nascido em Viena (Áustria), Moncarapacho é especial para a líder da banda, Olympia Jensen, que ainda jovem fixou-se em Moncarapacho. Em 2000 iniciou-se no saxofone, fundando uma banda de jazz: “The Art and Life Sahara Baby Jazz Band”, que começou a tocar em Portugal, expandindo depois os concertos para o resto da europa, nomeadamente na Alemanha, Áustria e França. Em 2007 mudou-se para Amesterdão para estudar jazz-saxofone no conservatório da cidade. Atualmente reside em Berlim.

Moncarapacho Jazz Ensemble

(domingo, dia 3 de julho)

Agrupamento constituído de propósito para o MonJazz 2016, e que será formado por grandes nomes do jazz em Portugal, alguns deles residentes na União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. Genoveva Faísca (voz), Vio Roussel (voz), Hélder Martins (guitarra), Luís Fialho (guitarra), André Capela (saxofone), Paulo Matos da Silva (contra baixo), Luís Monteiro (bateria) e Paula Rocha (piano), formam o octeto que no dia 3 de julho encerrará o 3º MonJazz – Festival de Jazz de Moncarapacho.

Comentários
PUB
PUB