Mercados de Olhão foram palco de programa de culinária

Promover os legumes, a fruta ou o pescado e as carnes nacionais são o objectivo do novo programa Mercados da Minha Terra, que estreia em Abril na 24 Kitchen, um dos canais Fox.

SONY DSC

Os Mercados de Olhão, um dos ex-libris do concelho, voltaram hoje a ser um ponto de atracção, desta vez televisiva. O cozinheiro Sebastião Castilho e a equipa da produtora be Ative passaram o dia na zona ribeirinha, onde gravaram uma edição do programa Mercados da Minha Terra, que estreia em Abril no canal 24Kitchen.

Promover os legumes, a fruta ou o pescado e as carnes nacionais são o objectivo do novo programa Mercados da Minha Terra, que estreia em Abril na 24 Kitchen, um dos canais Fox.

Nos Mercados de Olhão, por onde o cozinheiro Sebastião Castilho passou hoje, os ‘alvos’ foram o atum, os morangos e o xarém, produtos característicos da zona, com os quais confeccionou Ceviche de Atum com Abacate e Xarém Doce.

“Esta é uma forma de promover o que é nacional, de incentivar a comprar os nossos produtos, que são óptimos”, referiu o cozinheiro, que diz gostar de comida e de conviver. Já passou por dezenas de mercados de todo o país, onde sempre foi bem acolhido. Diz: “Queremos voltar às raízes e divulgar o que é português”, acrescentando que o público-alvo deste programa se situa na faixa entre os 25 e os 40 anos. São estas pessoas, que cada vez mais compram os produtos de que necessitam diariamente no hipermercado, independentemente da sua origem. Daí, a preocupação em incentivá-los a olhar para o rótulo e a consumir o que é nacional.

O cozinheiro, que percorreu as bancas dos mercados do peixe e da fruta de cesta na mão, enquanto perguntava as características do produtos, ia adquirindo alguns dos que seriam necessários para a confecção dos pratos, como o xarém, os frutos secos, os morangos, as ervas aromáticas ou o atum. No final do dia, confidenciava ao público que o há de ver mais tarde a cozinhar em Olhão, que “estes mercados têm uma vida e uma energia muito próprias”, referindo-se ao ambiente sentido durante todo o dia a conviver com os olhanenses.

O programa Mercados da Minha Terra (são 60 episódios de 30 minutos cada) consiste na montagem de uma cozinha móvel em qualquer lugar para preparar uma deliciosa refeição confeccionada com os ingredientes mais frescos, acabadinhos de comprar num qualquer típico mercado português. O programa, liderado por Sebastião Castilho, que hoje esteve em Olhão, a cozinhar junto aos Mercados e à Ria Formosa, promete ser um sucesso!

Comentários
PUB

Veja também

Mercados de Olhão assinalam 104 anos de história a pensar no Ambiente

Os Mercados Municipais de Olhão assinalam esta Sexta-feira, 1 de Maio de 2020, o seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB