PUB

Galardões de qualidade ambiental hasteados no primeiro dia do Verão 2022

As quatro praias do concelho de Olhão já ostentam, desde esta Terça-feira, 21 de Junho de 2022, a Bandeira Azul 2022, garantia da qualidade das suas águas, areais e apoios de praia.

As praias Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria estão, assim, em condições para receber olhanenses e turistas esta época balnear.

As bandeiras foram hasteadas na presença de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Administração Regional de Saúde do Algarve e da Capitania do Porto de Olhão.

As quatro praias do concelho de Olhão cumprem todos os critérios exigíveis para que a Bandeira Azul seja atribuída: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas. Em 2022, o tema escolhido foi “A Recuperação dos Ecossistemas”.

As praias Armona-Mar, Armona-Ria e Fuseta-Mar foram, também este ano, distinguidas com a Bandeira Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela Quercus, que distingue as zonas balneares com qualidade de água “Excelente”.

A estes, veio juntar-se outro galardão atribuído às praias do concelho: em Maio, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou as 58 praias ZERO poluição em Portugal, e a Armona-Mar é uma delas.

Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Em 2022, as praias com ZERO poluição representam 9% do total das 643 zonas balneares em funcionamento.

Quanto à Fuseta-Ria, de realçar que renovou a Bandeira Praia Acessível, galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam usufruir das zonas balneares, como estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados.

Os galardões atribuídos às praias do concelho de Olhão são uma garantia da qualidade ambiental das águas balneares, dos areais, mas também de todos os equipamentos e serviços envolventes.

Comentários
PUB

Veja também

Camião da Esperança ajuda a desfrutar das praias olhanenses em segurança

O Camião da Esperança está de volta à estrada e nestes quentes meses de Julho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB