PUB

Ecovia Bias do Sul – Fuseta alvo de atividade de sensibilização

O troço da Ecovia Litoral entre Bias do Sul e Fuseta vai ser o cenário de uma acção de sensibilização para o uso deste tipo de equipamentos, promovida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e organizada pela Autarquia de Olhão. A iniciativa decorre este domingo, 9 de Abril de 2017.

A saída está marcada para as 10h00, na Fuseta, junto à antiga ETAR. Os 3,5 Km da ecovia até Bias do Sul serão percorridos a pé ou de bicicleta, numa acção que é aberta ao público em geral e conta também com a participação dos grupos Mexe-te Mó e da secção de BTT dos Leões de Olhão.

O passeio visa promover o uso das ecovias, em particular da Ecovia Litoral.

As Ecovias do Algarve são infraestruturas vocacionadas para a utilização de bicicleta, preferencialmente, embora apresentem condições para serem percorridas a pé. Inserem-se num esquema definido para o Algarve, constituído por 4 eixos principais: Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior.

A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral algarvio, numa extensão de cerca de 214 Km, desde o Cabo de S. Vicente até Vila Real de Santo António, por caminhos próximos do mar que atravessam os 12 concelhos do litoral algarvio.

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve é a entidade gestora do projecto, mas a execução das empreitadas, a dinamização e respectiva manutenção de cada percurso está a cargo dos municípios envolvidos e contempla essencialmente trabalhos de pavimentação, sinalização e de implementação de novas pontes e passadiços.

O objectivo é aproveitar caminhos já existentes, como estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desativados, que foram recuperados, melhorados e embelezados, e dotá-los de informação e sinalização específica.
Este projecto está a ser desenvolvido em articulação com a Diputación Provincial de Huelva, em Espanha, de forma a garantir a sua ligação e continuidade no país vizinho.

A Ecovia do Algarve é a infraestrutura que em Portugal integra o EuroVelo 1, Rota da Costa Atlântica – desde o Cabo Norte, na Escandinávia, até Sagres – a mais longa das 14 rotas EuroVelo, com 8.186 Km.

Comentários
PUB

Veja também

RoadShow Autarquia INOVA dia 21 na Biblioteca Municipal de Olhão

Olhão recebe, no próximo dia 21 de Março de 2017, a partir das 09h30, na …

PUB