PUB

Dia da Cidade assinalado em Olhão com várias iniciativas

Olhão comemorou esta Terça-feira, dia 16 de Junho de 2020, o Dia da Cidade.

O feriado municipal assinalou os 212 anos sobre o levantamento popular que, em 1808, aquando da ocupação francesa, culminou na expulsão das tropas napoleónicas de Olhão.

As comemorações deste ano decorreram em moldes diferentes dos tradicionais, fruto das contingências da pandemia.

O programa teve início às 10h00, com a cerimónia do hastear das bandeiras junto aos edifício dos Paços do Concelho.

Depois da tradicional homenagem aos heróis da Restauração de 1808, seguiu-se uma visita às instalações da Polícia Municipal, ao recém-requalificado Largo do Grémio e às obras da Escola N.º5, que se encontram na sua fase final.

Outro dos pontos altos da manhã foi o passeio pela Rua do Comércio, na companhia dos autores da instalação alusiva ao mar e à pesca, patente naquela artéria da cidade.

Antes da sessão solene, que decorreu no Auditório Municipal perante uma assistência restrita devido à covid-19, houve, ainda, lugar à inauguração das duas novas instalações artísticas – cavalo-marinho e homenagem à mulher conserveira – que adornam desde esta semana as rotundas da Avenida 5 de Outubro e da Zona Industrial, respectivamente.

A ocasião serviu de mote para o presidente da autarquia, António Miguel Pina, realçar o quanto a conjuntura mundial foi alterada pela pandemia de covid-19 que, “quando a humanidade discutia e estudava soluções para resolver problemas graves, como a sustentabilidade ambiental, foi surpreendida por um vírus que rapidamente se alastrou aos quatro cantos do mundo”.

No que diz respeito à região do Algarve e do concelho de Olhão em particular, o autarca sublinhou que “felizmente, e graças a um exemplar comportamento dos olhanenses, somos um dos concelhos do Algarve onde a covid-19 tem uma presença menos significativa”.

António Miguel Pina destacou as acções promovidas pela autarquia para minimizar os efeitos da pandemia junto da população, sobretudo na área social, com destaque para “a distribuição de mais de duas mil refeições pela população mais fragilizada”.

Para além disso, a autarquia promoveu o pagamento faseado das rendas de habitação social e das facturas da água até 12 mensalidades, a isenção do pagamento de taxas de ocupação da via pública e publicidade, o pagamento das rendas de espaços concessionados de forma faseada e a oferta a todos os funcionários e colaboradores das IPSSs do concelho de viseiras, máscaras protectoras e gel desinfectante.

O autarca anunciou, ainda, que, brevemente, terá início a distribuição de máscaras protectoras gratuitas no concelho, 3 por cada munícipe.

Apesar da pandemia, António Miguel Pina sublinhou que as intervenções de requalificação e obras em geral não pararam em todo o concelho, tendo ficado concluídas a requalificação da Avenida 5 de Outubro, do Largo do Grémio, dos bairros Horta Dr. Pádua e 18 de Maio e o parque de estacionamento da Rua Gonçalo Velho, para além de inúmeros melhoramentos na rede viária de todo o concelho.

Recentemente, arrancaram no terreno as obras da construção da sede da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Moncarapacho e do troço da ecovia entre Bias e Olhão, bem como da requalificação do Jardim Pescador Olhanense.

A concurso estão os projectos de requalificação da EB2,3 Paula Nogueira e dos espaços exteriores da Urbanização Custódia Mendes, da construção do parque infantil de Pechão, da habitação a custos controlados, do troço da ecovia entre Olhão e Faro e do Centro de Recolha Oficial de Animais, “num investimento superior a 11 milhões de euros”, frisou o presidente da autarquia.

António Miguel Pina concluiu: “este ano, não comemoramos o 16 de junho como gostaríamos. Porém, fica a promessa de que, de hoje a um ano, e se todos continuarmos a ser responsáveis connosco e com o próximo, vamos comemorar a dobrar: a expulsão das tropas invasoras de Napoleão, em 1808, e a expulsão da covid-19, em 2020”.

Comentários
PUB

Veja também

Sporting Clube Olhanense faz 108 anos de existência

Este ano o aniversário do clube centenário terá as suas celebrações mais comedidas, mas já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB