PUB

Camião da Esperança ajuda a desfrutar das praias olhanenses em segurança

O Camião da Esperança está de volta à estrada e nestes quentes meses de Julho e Agosto de 2020 é no Algarve que turistas e residentes o podem encontrar.

No concelho de Olhão, a viatura que disponibiliza consultas e testes gratuitos (desde que com prescrição médica) assenta arraiais junto à praia da Fuseta Ria entre os dias 22 e 26 de Julho de 2020.

O objectivo desta iniciativa da Região de Turismo do Algarve e de seis municípios algarvios, entre eles o de Olhão, é contribuir para o processo de informação e diagnóstico da covid-19 na região portuguesa mais procurada por turistas de todo o mundo durante a época alta. Assim, basta ter uma prescrição médica comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde para fazer os testes à Covid-19 de forma gratuita. Os serviços estão disponíveis entre as 09h00 e as 14h00.

O acesso à realização de testes é prioritária às situações indicadas pelos municípios ou pela Autoridade de Saúde, sendo possível, a qualquer utente, agendar a realização de um teste, sujeito a pagamento se não tiver prescrição médica.

Enquanto o resultado do teste molecular (que detecta a presença do vírus SARS CoV-2) será conhecido em 24 horas, o teste serológico (que detecta a presença de anticorpos, mas não permite diagnóstico) permite conhecer o resultado em poucos minutos. O teste molecular está sujeito a prescrição e avaliação.

No parque de estacionamento perto da praia Fuseta Ria, atrás do parque de campismo local, a equipa do Camião da Esperança, para além dos testes, também presta aconselhamento em boas práticas de saúde pública e tem disponível um posto de enfermagem e consultas médicas gratuitas ao serviço de toda a população.

Como refere o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, “esta é mais uma forma de mostrarmos a todos – residentes e visitantes – que o Algarve, e particularmente Olhão, é um destino de férias seguro. As nossas qualidades e atractivos excepcionais continuam cá. Aqui poderão desfrutar das nossas belas praias, mas também das bonitas paisagens do interior do concelho e da saborosa gastronomia, em segurança!”, convida o autarca olhanense.

Depois de, numa primeira fase, o Camião da Esperança ter possibilitado a realização de mais de 2500 testes sobretudo no interior do país, este regressa agora com uma equipa reforçada, para uma missão totalmente dedicada à região do Algarve. Com o foco em informar e testar, a missão pretende ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus e colaborar na projecção internacional da imagem de excelência do Algarve como um destino seguro.

O Camião da Esperança é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve, e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira, com o apoio da TVI, Rádio Comercial e Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, entre outros. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.

Comentários
PUB

Veja também

Roadshow regressa com as Festas da Cidade de Olhão 2020

Ao longo de 5 dias, de 12 a 16 de Junho de 2020, o Município …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB