Buenas Noches Sosiego no Auditório Municipal de Olhão

O espectáculo Buenas Noches Sosiego, de Iker Ortiz de Zarate, chega ao Auditório Municipal de Olhão na noite de 20 de Outubro de 2018, pelas 21h30.

Integrado no IV Encontro Internacional Poesia a Sul, esta é uma das grandes produções cénicas em Espanha este ano.

Buenas Noches Sosiego é uma peça de teatro baseada numa montagem com textos de Fernando Pessoa, incluindo o Livro do Desassossego, concebido e interpretado pelo actor de teatro, cinema e televisão Iker Ortiz de Zarate.

Trata-se de um monólogo interactivo, num ambiente de intimidade e conexão com o público, interpretado em língua castelhana e que representa uma homenagem do actor basco ao grande poeta, pensador e filósofo português Fernando Pessoa.

Iker Ortiz de Zarate nasceu em Vitoria, Álava, País Basco (Espanha). É conhecido pelo seu trabalho em Eldorado (1992), A Flor do Meu Segredo (1995) e Tengo una Casa (1996).

É um dos nomes mais conhecidos das artes na sua região natal, que recorda com emoção em várias descrições, como esta: “as celebrações da Virgem Branca, a serenidade alegre dos concertos da Banda Municipal com as pessoas sentadas à sua volta, sob a sombra dos castanheiros-da-índia. É um verdadeiro privilégio de Vitoria”, refere o autor basco.

Iker lembra ainda: “Uma das minhas primeiras memórias de infância dos feriados é a visão mágica, através das grades da varanda e ladeado pelos joelhos dos adultos, da Virgem Branca na praça e a canção, em uníssono, La Salve”.

Comentários

Veja também

Poesia a Sul traz vasto programa cultural a Olhão durante 10 dias

Olhão acolhe, entre os dias 19 e 28 de Outubro de 2018, o IV Encontro ...