Assinado contrato do projecto do novo quartel dos Bombeiros

Foi assinado na Quarta.feira, dia 24 de Maio de 2017, o contrato de aquisição de serviços para elaboração do projecto do novo quartel dos Bombeiros Municipais de Olhão, celebrado entre a Autarquia e a empresa Trialgar – Arquitetura e Engenharia, cujo preço base é de 60.600 euros.

O caderno de encargos prevê a elaboração do estudo prévio, do ante-projecto, do projecto base, do projecto de execução, e o respectivo acompanhamento e apoio técnico durante a execução da empreitada.

A nova “casa” dos Bombeiros Municipais surgirá em breve na zona nascente da cidade de Olhão, junto ao nó de acesso à A22, num terreno propriedade da Câmara Municipal.

A edificação de um novo quartel para os Bombeiros Municipais de Olhão surge da necessidade de dotar os soldados da paz de melhores condições para o desempenho das suas funções, em termos de localização, funcionalidade e operacionalidade.

Os nossos bombeiros ansiavam por este equipamento há muito tempo. É muito importante para todos eles e para o concelho de Olhão. Finalmente, o sonho começa a concretizar-se”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, durante a assinatura do contrato com o representante da empresa Trialgar.

O valor final da obra edificada não deverá ultrapassar 1 milhão de euros, prevendo-se um financiamento do Programa Operacional Temático e Valorização do Território.

Assinado contrato para reabilitação da cobertura do Pav. Mun.

Recentemente foi igualmente assinado o contrato da empreitada de reabilitação da cobertura do Pavilhão Municipal de Olhão. Aquele equipamento desportivo ficou gravemente danificado quando, em Outubro de 2016, foi atingido por um mini tornado.

A recuperação do telhado do Pavilhão Municipal será efectuada pela empresa Eliseu & Farinha – Sociedade de Construções, Lda. A obra e respectiva adjudicação surge na sequência de concurso público e por despacho do presidente da Câmara de 16 de Março de 2017, de acordo com a proposta datada de 22 de Fevereiro de 2017.

O preço total da adjudicação é de € 99.324,00 (noventa e nove mil, trezentos e vinte e quatro euros), correspondente ao preço contratual do procedimento, sendo o prazo de execução da obra de 90 dias contados a partir da data da sua consignação.

Trata-se de mais uma obra que será iniciada em breve, sendo de extrema importância a sua realização para que o nosso pavilhão possa voltar a ser utilizado, nas melhores condições, pelas várias instituições do concelho que de dedicam à prática desportiva”, refere o autarca António Miguel Pina.

Autarquia assina protocolo com Agrupamento F. F. Lopes

A Câmara Municipal de Olhão e o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes assinaram na passada semana um protocolo de colaboração, que irá permitir aos alunos do agrupamento prosseguir com as actividades do Clube de Programação e Robótica, no valor de 5 mil euros.

Tendo em consideração que a educação é um pilar fundamental de uma sociedade mais justa, o Município definiu como uma das prioridades do actual mandato o apoio na área da educação, concretizado na adopção de medidas de política educativa que potenciem a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo das crianças e jovens do concelho”, referiu na ocasião o presidente da Autarquia, António Miguel Pina.

Já em anos lectivos anteriores, a Autarquia de Olhão havia disponibilizado apoio financeiro para iniciativas específicas promovidas pelo Agrupamento, no quadro do desenvolvimento do seu projecto educativo, nomeadamente na aplicação prática dos conhecimentos na área das ciências e tecnologias.

O projecto visado pelo protocolo agora assinado é o Clube de Programação e Robótica (Robótica XL), criado no ano lectivo 2015/2016, que visa a promoção do sucesso escolar e o estímulo da curiosidade e interesse pelas áreas das ciências e das tecnologias junto dos alunos a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Concluído o ano lectivo, verificou-se que o interesse dos alunos em participar nas actividades do clube se havia alastrado a alunos do 3.º Ciclo, dos cursos profissionais e dos cursos cientifico-humanísticos.

Para o director do agrupamento, Idalécio Nicolau, “este apoio da câmara é muito importante. De outra maneira, teríamos dificuldade em conseguir oferecer boas condições de trabalho aos nossos alunos. É um apoio muito bem-vindo e todos agradecemos a colaboração da autarquia”.

Comentários

Veja também

Ana Cabecinha nomeada Atleta do Ano 2017 pela Revista Atletismo

Ana Cabecinha está nomeada pela redação da revista Atletismo para o prémio Atleta do Ano. ...