PUB

Protocolo do barco-ambulância “Ria Solidária” assinado em Olhão

Ontem, Quarta-feira, 14 de Março de 2018, foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, o protocolo “Ria Solidária”, comprometendo-se a autarquia a financiar com €7.000 anuais o bom funcionamento do barco-ambulância com o mesmo nome, que serve as populações das ilhas-barreira da Ria Formosa.

O protocolo, assinado igualmente pelo autarca farense, Rogério Bacalhau, pelo Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional, Sousa Pereira, e pelo presidente do INEM, Luís Alves Meira, define que as quatro entidades envolvidas contribuem para a “sustentabilidade, manutenção e operacionalidade” do barco-ambulância, encontrando-se ao serviço dos habitantes das ilhas da Fuseta, Armona e Culatra.

O “Ria Solidária” faz cerca de 180 evacuações anuais, transportando para terra doentes e pessoas com mobilidade reduzida.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo “Ria Solidária”, que decorreu na Estação Salva-Vidas de Olhão, António Minguel Pina referiu a importância de este meio de socorro funcionar de forma eficaz, o que é possível com esta ajuda dos municípios de Olhão e Faro e do INEM, no total de €21.000 euros anuais, mas não deixou de alertar para a necessidade de as ilhas-barreira estarem mais protegidas a nível de apoio de cuidados de saúde e segurança.

A Ilha da Armona, por exemplo, acolhe cerca de 5.000 pessoas no verão. Temos tido a sorte de não terem ali acontecido situações graves, mas realço que não tem sido suficientemente cuidada a assistência às ilhas-barreira”, comentou António Miguel Pina, reclamando mais apoio para residentes e visitantes destas ilhas situadas ao largo de Olhão e Faro.

Ria Solidária” é o nome do primeiro barco-ambulância português, mandado construir pelo Governo Civil de Faro em 2007, o qual custou cerca de 150 mil euros, está a ser operado desde 2013, depois de algumas paragens, pela Autoridade Marítima.

Comentários
PUB

Veja também

Dia da Cidade de Olhão 2019 marcado por novo parque de estacionamento

Olhão comemorou este Domingo, dia 16 de Junho de 2019, o Dia da Cidade. O …

PUB