PUB

Proteção Civil Municipal apela à prevenção para a época das chuvas

O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Olhão alerta para o início do novo ano hidrológico, altura em que se registarão períodos de maior precipitação.

Assim, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias e, em consequência, a vulnerabilidade de pessoas e bens aos seus efeitos.

A prevenção tem um papel importante na minimização das consequências mais graves deste fenómeno natural. Assim, “torna-se imperioso que todos os cidadãos tenham um papel determinante na prevenção, limpando os algerozes e varandas das suas casas e fazendo convenientemente a limpeza e análise de caves, quintais ou jardins, principalmente no outono, devido à queda de folhas. É também de extrema importância remover os resíduos das actividades agrícola e florestal dos seus terrenos”, alerta a Protecção Civil Municipal.

Tendo em conta que a morfologia do solo e a hidrografia do Algarve proporcionam enxurradas, cheias e inundações, todos os munícipes deverão ainda estar atentos às informações meteorológicas e ter sempre em casa um kit que contenha um rádio e lanterna de pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos. Se detectar alguma situação que possa colocar em causa uma boa fluidez das águas pluviais, ou em caso de emergência, ligue 112.

Comentários
PUB

Veja também

Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra 2022

2022 será a primeira Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da Ilha da …

PUB