Olhão Celebra 216 Anos da Revolta contra os Franceses

No Domingo, 16 de Junho de 2024, Olhão comemorou os 216 anos do levantamento popular que, em 1808, resultou na expulsão das tropas napoleónicas da cidade. Esta revolta histórica, que valeu a Olhão o reconhecimento do rei e a elevação a Vila da Restauração, é anualmente celebrada pelo Município.

Dia da Cidade de Olhão 2024As comemorações iniciaram-se com a cerimónia do hastear das bandeiras, seguida pela habitual homenagem aos heróis de 1808 na Praça da Restauração. A manhã prosseguiu com uma visita a diversas obras significativas em curso no concelho, incluindo a requalificação da Escola Básica EB2,3 Prof. Paula Nogueira, a primeira fase do projecto de habitação a custos controlados e o novo Centro de Recolha Oficial de Animais.

Durante a sessão solene no Auditório Municipal, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, destacou a educação e a habitação como as principais áreas da estratégia do Executivo.

Estamos no início do processo de termos uma rede de pré-escolar 100% pública. Já conseguimos ter uma rede de escolas de 2.º e 3.º ciclos e duplicámos a rede de escolas do 1.º Ciclo, o que permitiu que terminassem os horários duplos. Agora, falta ter uma rede de pré-escolar a 100%. Estamos já a construir mais seis salas de aula e estamos a projectar mais 12, que serão lançadas ainda neste mandato”, afirmou António Miguel Pina.

Sobre a habitação, um dos maiores desafios actuais, o autarca sublinhou a forte aposta do Município na construção de habitação a custos acessíveis. “Em breve, entregaremos as chaves de 54 habitações. Estamos agora a preparar um espaço muito grande na antiga Litografia, onde será possível construir cerca de 300 habitações. Espero lançar essa obra ainda este ano”, disse o presidente, acrescentando que o projecto será desenvolvido para quem vier a seguir.

Adicionalmente, António Miguel Pina assinou recentemente o contrato para o planeamento do futuro Plano de Pormenor João de Ourém (PPJO) na freguesia de Pechão, que contempla a cedência de 20 hectares de terreno ao Município. Desta área, metade será destinada a habitação pública, com capacidade para cerca de 400 habitações, e sete hectares para uma área desportiva, incluindo campos de futebol, basquetebol, andebol e padel. Três hectares serão reservados para equipamentos de ensino ou de cariz social.

O terreno, com uma área total de 64 hectares, permitirá ainda à empresa proprietária desenvolver um projecto imobiliário nos restantes 44 hectares. O contrato de planeamento estabelece que a empresa desenvolverá, em estreita articulação com a autarquia, uma proposta do PPJO, que deverá estar concluída em 16 meses.

Esta proposta reveste-se de manifesto interesse municipal, na medida em que constitui um importante contributo da iniciativa privada para o desenvolvimento de um dos objectivos fundamentais da nossa política urbanística, promovendo uma mais rigorosa inserção urbanística e ambiental de futuras ocupações do solo”, referiu António Miguel Pina durante a assinatura do contrato.

Ainda de olhos postos no futuro do concelho, o edil perspectivou que “os territórios têm que saber até onde é possível crescer. Temos que começar a atrair agora outro tipo de actividades. Agora, a nossa aposta é captarmos empresas ligadas à inovação e à tecnologia. Esse será o Olhão 3.0”.

O presidente da Assembleia Municipal, António Cabrita, enalteceu António Miguel Pina pelo seu papel de liderança, destacando a necessidade de liderar com visão e auscultar as preocupações da população.

Como parte das comemorações do Dia da Cidade, a autarquia distinguiu diversas personalidades com a Medalha Municipal de Mérito: o professor catedrático Efigénio Rebelo, o director do agrupamento de escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Idalécio Nicolau, e o radialista, DJ e produtor musical Wilson Honrado. Além disso, a Medalha de Bons Serviços e Dedicação – Grau Ouro foi atribuída a vários trabalhadores do Município por 25 anos de serviço exemplar: Herondina Estevão, Florindo Carlos, Carlos Mimoso, Fernando Chumbinho, Luís Carmo, Carlos Martins, Maria João Cruz, Rosa Santos e Maria Isabel Ferreira.

Prémios de reconhecimento de mérito escolar foram também atribuídos aos melhores alunos do ensino secundário, cada um recebendo um prémio individual de 250 €. Os distinguidos foram: Leonor Guerreiro, Simão Martins, Carolina Sancho, João Santana, Afonso Faria, Nuno Lopes, Pedro Simão e Sira de Jesus.

As Festas da Cidade encerraram com vários concertos no Jardim Pescador Olhanense, incluindo actuações da Orquestra do Algarve, Mónica Sintra, um tributo a Amy Winehouse e Sara Correia, proporcionando um final memorável para as celebrações.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Câmara Municipal de Olhão

Orçamento do Município de Olhão para 2025 ultrapassa os 72 milhões de euros

O Município de Olhão já aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para …