PUB

Festival de Música Al-Mutamid em Olhão

O Festival de Música Al-Mutamid, que pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas do al-Andaluz, está de regresso a Lagoa, Olhão, Albufeira, Silves, Lagos e Loulé.

Nesta 16.ª edição, o festival fará uma viagem hipnótica pela milenária civilização Persa através da música e dança do grupo iraniano “Yaran Ensemble”, no dia 19 de Fevereiro no Cine-Teatro Louletano (Loulé) e no dia 20 de Fevereiro no Auditório Municipal de Lagoa.

A música complexa e delicada que se inspirava nas culturas do Magrebe e do Médio Oriente também estará representada através dos grupos “Ensemble Alpharabius” e “Sons d`Al-andalus”.

Os primeiros vão actuar a 29 de Janeiro, no Convento de São José (Lagoa), e a 30 de Janeiro, no Auditório Municipal de Olhão. Os “Sons d`Al-andalus” farão um único espectáculo, no dia 6 de fevereiro no Auditório Municipal de Albufeira.

Al-âla, ou música andalusí, que nasceu em Córdoba no século IX como um testemunho mais do profundo diálogo entre o sul de Espanha e o mundo árabe e norte de África, também terá protagonismo neste festival ao fusionar-se com o flamenco mais tradicional apresentado pelo projecto “Alxaraf Flamenco Andalusí”.

Este espectáculo pode ser visto no dia 12 de Fevereiro, no Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), e no dia 13 de Fevereiro, no Centro Cultural de Lagos.

Comentários
PUB

Veja também

“Planeta Oceano” alerta alunos olhanenses para importância de proteger os mares

Todas as escolas do concelho de Olhão recebem, até à próxima Sexta-feira, 7 de Fevereiro …

PUB