PUB

Festival de Música Al-Mutamid em Olhão

O Festival de Música Al-Mutamid, que pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas do al-Andaluz, está de regresso a Lagoa, Olhão, Albufeira, Silves, Lagos e Loulé.

Nesta 16.ª edição, o festival fará uma viagem hipnótica pela milenária civilização Persa através da música e dança do grupo iraniano “Yaran Ensemble”, no dia 19 de Fevereiro no Cine-Teatro Louletano (Loulé) e no dia 20 de Fevereiro no Auditório Municipal de Lagoa.

A música complexa e delicada que se inspirava nas culturas do Magrebe e do Médio Oriente também estará representada através dos grupos “Ensemble Alpharabius” e “Sons d`Al-andalus”.

Os primeiros vão actuar a 29 de Janeiro, no Convento de São José (Lagoa), e a 30 de Janeiro, no Auditório Municipal de Olhão. Os “Sons d`Al-andalus” farão um único espectáculo, no dia 6 de fevereiro no Auditório Municipal de Albufeira.

Al-âla, ou música andalusí, que nasceu em Córdoba no século IX como um testemunho mais do profundo diálogo entre o sul de Espanha e o mundo árabe e norte de África, também terá protagonismo neste festival ao fusionar-se com o flamenco mais tradicional apresentado pelo projecto “Alxaraf Flamenco Andalusí”.

Este espectáculo pode ser visto no dia 12 de Fevereiro, no Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), e no dia 13 de Fevereiro, no Centro Cultural de Lagos.

Comentários
PUB

Veja também

Dia da Cidade marcado por inauguração em Moncarapacho

Olhão comemorou esta Quarta-feira, dia 16 de Junho de 2021, o Dia da Cidade. O …

PUB