Cais T na Rota do Cinema

Olhão cada vez mais na rota do cinema português mas também internacional

A zona ribeirinha de Olhão, nomeadamente o Cais T, foi mais uma vez palco para as filmagens de uma longa-metragem.

No início desta semana, alguns dos actores de 522, uma co-produção luso-espanhola, passaram por Olhão e chamaram a atenção de quem passava por aquele local banhado pela Ria Formosa.

522.Um gato, um chinês e o meu pai é um road movie / comedia dramática sobre George, uma jovem residente em Sevilha que acaba por fazer uma viagem emocionante a Portugal com o objectivo de enterrar as cinzas do seu gato junto da avó. Com o amigo Hao, aventura-se pelo Algarve fora numa jornada que atravessa o passado de George.

A história passa por várias localidades algarvias, entre elas Olhão e o seu cais de embarque, e é uma co-produção entre a Ukbar Filmes e a Tarkemoto, apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual e pelo Ministério da Cultura, sendo protagonizada pela popular actriz espanhola Maria León.

A cidade de Olhão está a ser cada vez mais procurada para servir de cenário de filmes e novelas. Em 2017, Nuno Lopes foi um dos actores que por aqui passou durante a rodagem de No Mar, o realizador olhanense André Badalo também já filmou várias vezes no concelho e ainda na semana passada a Ilha da Armona recebeu novas filmagens da novela Paixão (SIC), projecto apoiado pelo Município de Olhão.

Longas e curtas metragens, novelas ou reportagens que mostram o melhor deste destino turístico são uma constante numa cidade que se dá cada vez mais a conhecer ao Mundo. “Temos trabalhado nesse sentido e o investimento feito está a surtir efeito. Olhão está cada vez mais na rota das produções cinematográficas e televisivas mas também das revistas e jornais de referência”, salienta o autarca olhanense António Miguel Pina, para quem “é importante deixar que nos descubram sem perder as características que nos tornam únicos”.

Comentários

Veja também

Dia Nacional do Mar celebrado no Auditório Municipal de Olhão

“Sector do Mar em Olhão e no Algarve – Ameaças e Oportunidades” é o tema ...