No dia 27 de Março de 2019 celebra-se o Dia Mundial do Teatro e o Auditório Municipal de Olhão não poderia deixar de assinalar a data.
Assim, a partir das 21h30, sobem ao palco os actores do Grupo Teatro de Olhão, para apresentar o Auto da Xata do Enferne.
O Auto da Xata do Enferne inspira-se na ideia do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e na existência de duas barcas que cada alma após julgamento deverá tomar, para ser conduzida ao céu ou ao inferno.
Os personagens da Xata do Enferne representam estereótipos da sociedade actual e resultam de uma selecção colectiva do Grupo Teatro de Olhão.
O texto é uma ideia original de João Evaristo, que conjuga a sonoridade de Gil Vicente com a pronúncia e expressões olhanenses.
O Grupo Teatro de Olhão nasce da iniciativa de Junta de Freguesia de Olhão, como evolução da disciplina de Teatro da Universidade Sénior, por se considerar que a experiência e nível atingidos impunham a formalização de um projecto mais estruturado e com maior grau de exigência.