É já no próximo dia 18 de Outubro de 2019 que Olhão acolhe o V Encontro Internacional Poesia a Sul, uma organização do Município de Olhão apoiada pelo programa 365 Algarve, que decorre até dia 27 e traz ao concelho poetas oriundos de vários países. Durante 10 dias, partilham-se saberes e experiências com o público em mais de meia centena de actividades.
Nesta 5.ª edição do Poesia a Sul, evento municipal comissariado desde a primeira hora pelo poeta e advogado olhanense Fernando Cabrita, celebra-se o bicentenário do nascimento do poeta Walt Whitman e o centenário dos nascimentos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Laurence Ferlinghetti e Jorge de Sena.
A Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolhe, no dia 18, o espectáculo de abertura (17h00) com Nanook e Rogério Cão, assim como a inauguração oficial (18h00) com a presença de entidades oficiais, poetas e artistas convidados.
Segue-se a apresentação da nova colecção de autores Poesia a Sul – Edifício Nautilus, de Inma Luna, Ventos, de Chi Trung e Missa Branca, de Fernando Cabrita.
Neste dia, que será de festa, inaugura ainda uma exposição colectiva de pintura e desenho de Michael Augustin, Hans Wap, Tineke Storteboom e Paulo Gago. Haverá um jantar de homenagem aos poetas que se celebram nesta edição, ao qual se segue poesia nos bancos de jardim da Avenida da República.
A noite de 18 de Outubro continua na Re-Criativa República 14, às 22h30, quando se realizará a geminação do Poesia a Sul com o Festival de La Lyre Emigrée (Rússia), Edita – Festival Ibero-americano de la Edición, la Poesia y las Artes (Espanha) e com a Fundação Pierre le Grand (Bélgica/Rússia). Aqui será também apresentada a exposição de pintura de Jeffrey Gaylord Carter aos Poetas do Mundo.
O Museu Municipal acolhe, às 23h00, a inauguração das exposições de Jill Stot e de Augusto Thassio S. Gómez De Los Infantes. A primeira noite olhanense dedicada à cultura termina como começa: com poesia e música.
Nos nove dias seguintes, o V Encontro Internacional Poesia a Sul oferece mais de meia centena de propostas, entre apresentações de livros, recitais, palestras, declamações de poesia, sessões de cinema, espectáculos musicais, conversas com alguns dos melhores poetas da actualidade a nível mundial ou passeios na Ria Formosa.
Para além dos vários palcos existentes na cidade de Olhão – Museu, Bilbioteca, Auditório e Mercados Municipais, Ria Formosa, Re-Criativa República 14 ou Sociedade Recreativa Progresso Olhanense -, também as freguesias e as escolas do concelho de Olhão e outros locais do Algarve, do País e até de Espanha recebem a visita da poesia. Assim, também acontecem atividades no âmbito do Poesia a Sul em Faro, Beja, Ilha da Culatra ou Sevilha.
O programa completo pode ser consultado aqui: http://bit.ly/PoesiaaSul2019