PUB

«Recortes de Olhão» dinamizam concelho durante uma semana

Entre os dias 5 e 11 de setembro, o concelho de Olhão vai acolher a sua primeira Semana Cultural, intitulada «Recortes de Olhão», que incluirá, entre outras iniciativas, uma Noite Romana, um passeio pela zona histórica e pelo património de Moncarapacho e um café-concerto no auditório municipal.

Trata-se de uma organização da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Olhão, “aproveitando as noites mornas e o final das férias” para colocar a cultura em destaque na cidade olhanense.

Logo no dia 5, às 18:00 horas, a biblioteca municipal de Olhão acolhe a conferência «A Ria Formosa», por Sadat Muzavor (professor e investigador na Universidade do Algarve), na qual se pretende abordar a origem, a evolução e os ecossistemas da Ria Formosa.

No dia seguinte, 6, às 19:00, realiza-se uma visita guiada pelo Centro Histórico de Olhão. O passeio percorre ruas, ruelas, travessas, becos e largos com grande valor histórico e social, assim como os monumentos que integram a zona. Com um número máximo previsto de 20 participantes, o ponto de encontro será no Museu da Cidade de Olhão (Edifício do Compromisso Marítimo). A inscrição (289700103 ou museu@cm-olhao.pt) é gratuita.

A exposição documental «A Evolução Administrativa da Câmara» é inaugurada no dia 7 de setembro, pelas 18:00, no hall de entrada da Câmara Municipal de Olhão, estando posteriormente aberta ao público no horário de funcionamento da mesma.

Esta exposição pretende mostrar um pouco do progresso administrativo da Câmara desde a sua fundação, em 1826, até à atualidade, abordando, através de documentos e peças, um percurso que contribuiu a par e passo – dos manuscritos aos impressos e mais tarde à era digital – para uma evolução e modernização administrativa incontornáveis.

«Ria com Histórias» é o nome da iniciativa destinada aos mais novos, no mesmo dia, que decorrerá entre as 11:00 e as 16:00, no jardim municipal. Ouvir as Lendas da Ria Formosa, descobrindo os seus encantos e segredos são o mote.

Um café-concerto no auditório municipal, às 22:00 de dia 8, será mais um dos pontos altos desta iniciativa. Trata-se de uma noite de «stand up comedy» com Jorge Serafim, contador de histórias de humor, seguindo-se Zé Eduardo, com música e canções para embalar o final do dia.

A Noite Romana «Salve Chrisanto!» (máximo de 25 participantes) terá lugar a 9 de setembro, a partir das 21:00, no Parque Natural da Ria Formosa, numa viagem ao tempo de Crisanto, um escravo, oriundo da Grécia, que habitou o território hoje conhecido pelo nome de Quinta de Marim, conhecendo os seus costumes e a sua história através de um percurso acompanhado pelo Parque Natural da Ria Formosa.

Um Passeio no Caíque Bom Sucesso, dia 10, às 9:30, é a proposta de viagem, com o objetivo de proporcionar aos participantes uma abordagem histórico-cultural da Ria Formosa, perspetivando-a como elemento fundamental para o entendimento da evolução do território local. O ponto de encontro será no Museu da Cidade de Olhão, mediante inscrição prévia. A organização recomenda a utilização de vestuário e calçado cómodo, assim como levar água e merenda.

À noite é tempo de teatro ao ar livre. A partir das 22:00, no espaço entre os mercados municipais, a peça «Mê menine, e o tê pai?», promete voltar a fazer sucesso, com interpretações de João Evaristo e Joaquim Parra.

No último dia dos «Recortes de Olhão», 11 de setembro, às 10:00, realiza-se uma visita guiada a Moncarapacho, com o intuito de dar a conhecer o património desta vila.

No percurso serão abordados aspetos relacionados com a história e a arquitetura desta típica vila do concelho de Olhão. O número máximo de participantes é de 20 e a inscrição é gratuita.

À tarde, a partir das 15:00, a agenda prossegue em Moncarapacho para uma edição do «Chá Dançante», evento organizado todos os domingos pela Casa do Povo de Moncarapacho.

In http://www.regiao-sul.pt

Comentários
PUB

Veja também

Olhão acolheu cerimónias regionais do Dia da Europa

O concelho de Olhão acolheu, durante todo o dia de ontem, as celebrações do Dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB