Projeto “CRUSH” traz alunos estrangeiros a escola olhanense

A Escola EB 2,3 José Carlos da Maia, do Agrupamento Professor Paula Nogueira, em Olhão, recebe entre 15 e 19 de Fevereiro um grupo de 20 estudantes e 14 professores de Itália, Espanha, Lituânia e Turquia. A visita surge integrada no projecto “CRUSH – Conflict Resolution for Better School Management”, do programa Erasmus+, no qual a escola olhanense participa.

O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira iniciou este ano lectivo duas parcerias estratégicas ao abrigo do Erasmus+, o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.

Uma destas parcerias é o projecto “CRUSH”, que envolve escolas de cinco países: Espanha, Itália, Lituânia, Portugal e Turquia, e tem a duração de dois anos lectivos.

Esta parceria tem vários objectivos, entre os quais a melhoria das relações interpessoais e a diminuição da indisciplina e abandono escolar. Ao longo dos dois anos, irão realizar-se duas reuniões transnacionais e cinco eventos de aprendizagem, o primeiro dos quais terá agora lugar na Escola José Carlos da Maia e focará essencialmente a integração de emigrantes no nosso sistema educativo.

Entre as actividades previstas, estão uma visita à Ilha da Culatra na terça feira, dia 16, voluntariado no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome, em Faro, na quinta feira, dia 18, e um peddy paper no Parque Natural da Ria Formosa na sexta feira, dia 19 de Fevereiro.

Na escola, os alunos e professores envolvidos no projecto irão participar em vários workshops sobre imigração, assistir a aulas e terão ainda vários momentos de convívio com os alunos olhanenses. Os alunos visitantes ficarão instalados em casas dos alunos portugueses.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Saída de BTT junta 200 professores e alunos em Olhão

Integrada no Plano Anual de Actividades do Clube do Desporto Escolar (CDE), o Agrupamento de …