PUB

Oitenta metros de folar consumidos em poucos minutos no sábado

Manhã de 19 de Março. O sol brilha, apesar de ter chovido na noite anterior. É Dia do Pai e também de folar gigante em Olhão. Pelo terceiro ano, o chef Filipe Martins oferece 80 metros de vários tipos de folar aos olhanenses, que não faltaram à chamada.

Ao aproximarmo-nos do Largo da Igreja Matriz de Olhão, vemos cada vez mais pessoas. Esperam pela festa prevista para aquele local, onde haverá folar, donativos que revertem para a Associação Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) e danças de salão. Uma manhã diferente, que também atrairia muitos turistas, curiosos com o que ali se passava e que acabariam por provar e gostar do folar de Olhão.
Arrumadas as mesas necessárias para acolher os folares de vários sabores – com batata doce, figo, amêndoas, tradicional de Olhão, com chocolate, de mel e azeite ou o típico da serra –, a animação começou com as danças do grupo olhanense Dance Point, enquanto os transeuntes se iam aproximando.
Com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, entre outros, Filipe Martins, proprietário da confeitaria e bombonaria Kubidoce, trouxe a festa para a rua e adoçou a boca a centenas de pessoas. Os comentários não se fizeram esperar: “Delicioso!”, “Para mim, este é o melhor” ou “Todas as variedades são deliciosas”, foram apenas algumas das observações que se ouviam enquanto os olhanenses e muitos visitantes saboreavam os vários tipos de folar disponíveis. Em poucos minutos, os 80 metros daquele bolo típico da época pascal foi saboreado pelas centenas de pessoas presentes, enquanto o cheiro a doce pairava no ar.
Por cada fatia, era doada uma moeda para ajudar os animais – sobretudo cães – da ADAPO, que também participaram na doce festa do passado sábado, a anter uma semana onde os saborosos folares de Olhão continuam a ser um grande atractivo para muitos residentes e visitantes.
Comentários
PUB

Veja também

Parque Canino de Olhão acolhe primeira campanha de adopção

O Parque Canino de Olhão, localizado no Parque de Desporto e de Lazer dos Pinheiros …

PUB