Folar de Olhão eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal

O delicioso folar de Olhão foi eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, no concurso promovido pela RTP, cuja final foi transmitida em direto de Montemor-o-Velho este sábado.

A iniciativa, que contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República, teve como objectivo, segundo a organização, distinguir “o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições“.

A eleição final resultou do voto do público, mas um painel de especialistas com conhecimento na área da doçaria participou nas fases iniciais do processo de selecção, a partir das candidaturas apresentadas.

Depois das candidaturas iniciais, onde surgiram mais de 900 propostas a concurso, foram apurados 420 candidatos, entre eles a mais tradicional delícia olhanense, cuja proposta partiu do Município de Olhão.

O locutor da Rádio Comercial e DJ Wilson Honrado, um dos olhanenses mais ilustres, foi o padrinho do folar de Olhão no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Para António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, “o nosso folar é dos doces mais característicos que conheço e a sua forma de confeccionar não tem paralelo. O resultado é, claro, um sabor divinal e único, que foi, agora, reconhecido a nível nacional e internacional”.

A organização do concurso contou com o apoio de um conselho científico composto por várias entidades: Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Associação Portuguesa de Nutrição, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo e Turismo de Portugal – Escolas.

As restantes 7 Maravilhas Doces de Portugal são a amêndoa coberta de Moncorvo, o bolinhol de Vizela, os charutos dos Arcos, as cristas de galo, as roscas de Monção e o mel biológico do Parque Natural de Montesinho.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

50 anos do 25 de Abril: Olhão celebra com participação política

Olhão Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Participação de Todos os Partidos

Em Olhão, no Algarve, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foram marcadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *