PUB

Empresa de Olhão com distinção de inovação pela Comissão Europeia

Com o objectivo de desenvolver uma nova dieta de desmame destinada a optimizar o rendimento das larvas de camarão de piscicultura (projecto “Mysis“), a empresa Sparos, Lda, uma PME de Olhão, foi uma das 5 PME inovadoras portuguesas que vão beneficiar de investimento proveniente do Instrumento PME, uma garantia do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia que premeia as iniciativas europeias mais inovadoras.

Na mais recente ronda de resultados da fase 1 do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020 foram seleccionadas para financiamento 184 pequenas e médias empresas (PME) de 28 países com um total de 176 projectos e 8,8 milhões de euros de financiamento. Destas, cinco são PME portuguesas – localizadas em Évora, Funchal, Leiria, Lisboa e Olhão – e cada uma vai receber um financiamento de 50.000 euros para estudos de viabilidade para novos produtos disruptivos.

Responsável pelo «Instrumento PME» no âmbito do programa Horizonte 2020, Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação declarou: «Com estes resultados mais recentes, são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as PME ao abrigo do Horizonte 2020, o que demonstra a dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul».

No âmbito da fase 1 do Instrumento PME está previsto um financiamento de 50.000 euros para os beneficiários de cada projecto, para suportar estudos de viabilidade de novos produtos que revolucionem o mercado. Os proponentes podem igualmente solicitar até três dias de orientação empresarial gratuita (coaching).

Desde o lançamento do programa, em 1 de Janeiro de 2014, foram seleccionadas no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, 2 024 pequenas e médias empresas, das quais 54 são portuguesas.

Comentários
PUB
PUB