Desporto olhanense em destaque em vários palcos e modalidades

Os clubes e atletas olhanenses estiveram em destaque em várias frentes no passado fim de semana. Se o Clube Oriental de Pechão (COP) brilhou, individual e coletivamente, em duas competições, a ACASO não deixou os seus créditos em mãos alheias, e marcou pontos no desporto adaptado.

A equipa feminina do COP voltou a fazer história em Pombal, ao conquistar o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Clubes – 2ª Divisão, pelo 2º ano consecutivo.
Individualmente, as atletas do clube de Pechão obtiveram duas vitórias: Fatoumata Diallo nos 400 metros e Laura Leal nos 3.000 metros marcha.

As marchadoras acabaram por “ajudar” a equipa nas provas de corrida, onde obtiveram duas medalhas de prata: Edna Barros, nos 1.500 metros, e Ana Cabecinha, nos 3.000 metros, a escassos 80 centésimos da vencedora.

Catarina Marques esteve também em destaque em Pombal, ao trazer para Pechão o 2.º lugar no salto com vara – 2,80 m – uma marca que lhe valeu o recorde Regional Sub 23 e qualifica a atleta para o Nacional da categoria em pista coberta.

Em estafeta 4×400 metros, Inês Farias, Denise Semedo, Telma Mendes e Fatoumata Diallo arrecadaram o 3.º lugar e melhoraram o recorde do Algarve das categorias de Juniores, Sub 23 e Absoluto.

Noutra frente, e também no passado fim de semana, mas desta vez no Torneio e Campeonato Regional de Corta-mato do Algarve, que decorreu em simultâneo com a 41.ª Edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, os atletas do Clube Oriental de Pechão conquistaram quatro títulos individuais e cinco coletivos.

A pista de cross da Aldeia das Açoteias assistiu a mais uma excelente jornada de atletismo para as cores olhanenses, com equipas no pódio praticamente em todas as categorias, dos Benjamins aos Juniores.

Mas não foi só o Clube Oriental de Pechão a levar o concelho de Olhão ao pódio no Cross Internacional das Amendoeiras em Flor: no atletismo adaptado, a ACASO conquistou, igualmente, um merecido 1º lugar.

Este foi um fim de semana verdadeiramente histórico para o desporto olhanense”, considerou o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, que endereçou a todos os atletas que estiveram em destaque “os votos dos mais sinceros parabéns, e de que continuem a levar cada vez mais longe o nome de Olhão. Da parte do Município, podem continuar a contar com todo o nosso apoio”, concluiu o autarca.

No próximo Sábado, dia 24 de Fevereiro, aguarda-se com expectativa a participação de Ana Cabecinha e Edna Barros na prova de 20 quilómetros marcha, no Memorial Jerzy Hausleber, na cidade mexicana de Monterrey, prova inserida no Circuito Mundial de Marcha Atlética.

Trata-se da primeira competição internacional da época, já a pensar no Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética, a ter lugar no início de Maio, na China.

Antes de rumarem à Ásia, as atletas olhanenses ainda prevêem participar em mais uma etapa do Circuito Internacional de Marcha, que se disputa em Rio Maior, a 6 de Abril.

Comentários

Veja também

PS Olhão congratula a Ilha da Culatra como núcleo residencial

O Partido Socialista de Olhão congratulou-se por meio de um comunicado com o reconhecimento da ...