PUB

Cavalo-marinho é o símbolo da Semana da Ria Formosa

O cavalo-marinho foi escolhido como símbolo da Semana da Ria Formosa, que será dedicada à comemoração dos valores ambientais e culturais associados à Ria Formosa, cuja sede do Parque Natural se situa no concelho de Olhão.

A escolha desta espécie para símbolo da Semana da Ria Formosa visa alertar para a actual situação de declínio da população na Ria. Ao ser uma espécie indicadora da qualidade ambiental, o cavalo-marinho funciona como um alerta para as ameaças que o sistema lagunar da Ria Formosa enfrenta.

A Semana da Ria Formosa, que irá decorrer entre 4 e 8 de Abril, é uma iniciativa dirigida à comunidade escolar dos concelhos do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), que pretende difundir informações, estimular o conhecimento e práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento da importância desta zona.

Pretende-se, assim, contribuir para a construção de uma consciência ecológica que conduza à preservação do património natural e cultural.

A iniciativa, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do seu departamento do Algarve, junta 17 entidades diferentes, unidas numa lógica de parceria e cooperação: as Câmaras Municipais de Olhão, Loulé, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António, os serviços regionais da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Universidade do Algarve, a Autoridade Marítima do Sul, a Águas do Algarve, a ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, a Associação Almargem e os Centros de Ciência Viva do Algarve e de Tavira.

A Ria Formosa é uma região de sapal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18 mil e 400 hectares ao longo de 60 quilómetros, desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978.

A sede do Parque Natural da Ria Formosa situa-se no Centro de Educação Ambiental de Marim, na freguesia de Quelfes, concelho de Olhão.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Nova Campanha de Sócios do Sporting Clube Olhanense 2023

No próximo Sábado, dia 8 de Julho de 2023 entre as 10h00 e as 12h00, …